Nuvem de fumaça das carvoarias na vila Nova Colina. Foto: Arquivo pessoal

Após uma semana sem respostas, moradores de vilas no município de Rorainópolis, Sul de Roraima, procuraram a reportagem do Roraima 1 neste sábado (14) para reclamar dos transtornos causados por serrarias na região. A fumaça das carvoarias invade a cidade.

Imagens feitas por moradores, mostram que a fumaça que cobre a cidade é tão intensa que é possível ver do outro lado da rodovia que dá acesso ao município. A situação tem sido presenciada rotineiramente por moradores da Vila Nova Colina.

Eles contam que há mais de 200 fornos dentro da comunidade que fica a 42 km da sede do município. “Quando a reportagem noticiou da primeira vez, o problema resolveu por três dias, mas agora voltou tudo de novo e até pior. Não veio nenhuma fiscalização aqui”, relatou um dos moradores, que pediu para não ter o nome divulgado.

Fumaça também é visível de fora da comunidade. Foto: Arquivo pessoal

Os denunciantes contam que a fumaça é perceptível logo no começo da manhã, às 5h, mas o restante do dia permanece os resquícios que adoece e traz problemas respiratórios.

O que o governo diz
Em nota, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), por meio da Diretoria de Monitoramento e Controle Ambiental, disse que realizará um levantamento dos processos de licenciamento das carvoarias de Rorainópolis, a fim de fazer a fiscalização e monitoramento de todas, com o propósito de notificar, quanto a alguma desconformidade na operação, além de fiscalizar, multar e embargar aquelas que não têm licenciamento.

Os técnicos farão também avaliação da posição geográfica de cada carvoaria em relação aos núcleos urbanos. “Caso alguma tenha sido instalada fora do padrão de distância previsto em lei, será realocada em outra área”, pontuou a nota.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here