Ao menos 300 pessoas participaram do passeio. Foto: Secom-RR

Um passeio ciclístico neste domingo (15) marcou a abertura da Semana Nacional do Trânsito em Roraima. A campanha deste ano será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, com o tema “No Trânsito o Sentido é a Vida”, voltada para conscientização da sociedade sobre trânsito seguro.

Conforme o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), Igo Brasil, no decorrer da campanha, serão desenvolvidas inúmeras atividades, entre as quais, palestras nas escolas, realizadas pela Divisão de Educação para o Trânsito, e blitze educativas nas ruas das cidades.

Ele ressaltou ainda a importância de ações educativas e do envolvimento da sociedade para garantir um tráfego mais seguro.

“Tivemos a participação de aproximadamente 300 ciclistas e levamos a mensagem de tolerância no trânsito; de respeito às regras de circulação e conduta; até porque, a maioria dos ciclistas também são condutores de veículos automotores”, afirmou

O passeio ciclístico chamou a atenção também para um dado importante sobre o número de pessoas afetadas por acidentes de trânsito no País. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no período de 2009 a 2018, foram concedidas quase 500 mil indenizações do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

Os valores pagos ultrapassaram 4,5 milhões. Os motociclistas foram os que mais sofreram acidentes. Foram pagos R$ 3,5 milhões de indenizações aos condutores de motos e os acidentes com este tipo de veículo causaram 200 mil mortes.

Conforme o Denatran, a frota de motocicletas no Brasil é de 26 milhões, ou seja, 27% da frota nacional; mas corresponde a 75% das indenizações.

Diante dos dados, a necessidade de uma conduta respeitosa no trânsito foi reforçada pelos participantes do passeio deste domingo.

CAMPANHA – Prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a Semana Nacional de Trânsito é realizada todos os anos no mês de setembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as boas práticas no trânsito, respeitando a legislação, para construção de um tráfego seguro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here