Pais e professores no MP de Roraima. Foto: Arquivo pessoal/Flávio Bezerra

Professores e pais de alunos denunciaram nesta teça-feira (1º), no Ministério Público de Roraima (MPRR), as péssimas condições da escola estadual Antônio Augusto Martins, no município de Cantá. A escola, localizada na Vila Central, atende ao menos 200 alunos.

No relatório situacional entregue à promotoria, consta as dificuldades encontradas pelo corpo docente e discente da unidade de ensino. Há problemas na parte elétrica e hidráulica, não carteiras, mesas e nem mesmo espaço adequado para prática de atividades físicas e culturais.

Segundo uma aluna da Educação de Jovens e Adultos (Eja), a limpeza da unidade tem sido feita por demais estudantes.”A escola está com as paredes rachando. Os banheiros estão destruídos, quebrados, não há luz. Quando chove, chove mais dentro do que fora”, relatou a estudante Fernanda Silva, acrescentando também que falta merenda escolar.

Consta no relatório fotos mostrando a situação precária da escola estadual. Foto: Reprodução/Relatório situacional

A entrega da denúncia foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), professor Flávio Bezerra. “Além da Antônio Augusto Martins, outras escolas no município do Cantá também estão em situação precária. Vamos buscar comunicação com a secretária de Educação [Leila Perussolo] e pedir providências”, relatou.

A reportagem do Roraima 1 pediu do MP de Roraima um posicionamento sobre as medidas que serão tomadas após o recebimento da denúncia.

O que o governo diz
A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) esclareceu que realiza junto à Secretaria de Infraestrutura (Seinf), levantamento de todas as necessidades para reformas e revitalizações de escolas da capital e interior para inclusão dos recursos necessários no Plano Plurianual (PPA) 2020/2023.

Além disso, existe ainda o esforço da bancada federal de Roraima em aportar recursos por meio de emendas parlamentares para reforma, construção e ampliação de escolas as quais estão previstas ainda para este ano de 2019.

Também tramita na Seed processo administrativo para contratação de empresa que prestará serviços de manutenção e reforma nos prédios escolares e em breve as escolas da rede estadual serão contempladas com o serviço.

“No momento, o Departamento de Logística por meio da Divisão de Estrutura Física dá  suporte às unidades de ensino com pequenos reparos na estrutura física e também na parte elétrica e hidráulica”, disse a nota.

Em relação à merenda escolar e gás de cozinha, a unidade de ensino foi abastecida durante o mês de agosto e será reabastecida até o final desta semana.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here