Foto: Secom

Os artistas de Roraima, Lacimir de Lima, Dagoberto Luís Ventura Mota, Joana Marta Chaves Pimentel e Leonildo de Assis da Silva, mais conhecido como palhaço Léo, foram contemplados como mestres da cultura popular pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania.

O grupo participou do 7ª Edição do Edital Culturas Populares e cada um deles vai receber R$ 20 mil em prêmio que podem ser usados em iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade à atividade culturais. O resultado foi publicado nesta quinta-feira (31) no site do Governo Federal.

A inscrição dos artistas recebeu apoio do setor de Promoção Cultural da Secult, por meio de trabalho de levantamento bibliográfico e coletas de informações publicadas na imprensa local como recortes de jornais e a história de vida.

O apalhaço Léo Malabarista disse que nunca imaginava ganhar a premiação, principalmente se tratando de concorrência Nacional onde todas as Regiões do Brasil participaram. Para ele era quase um sonho inalcançável.

“Estou feliz por esse reconhecimento. O palhaço sempre faz as pessoas rirem, agora sou eu quem estou rindo de felicidade. Quando a gente pinta o rosto de uma criança vemos a alegria dela e saber que fui selecionado é incentivo para que eu posso continuar levando alegria, algo que passa de pai para filho na minha família, pois a arte do circo é minha vida”, celebrou.

Outra contemplada foi a veterana Joana Marta Chaves Pimentel, filha e neta de artistas populares, costureira e artesã. Ela também herdou dos pais o dom e a vocação pela profissão e agora tem o nome selecionado no edital Nacional.

“Recebi a notícia com muita alegria. Veio em bom momento. Nem esperava por isso. Aos 13 anos de idade comecei a produzir minhas artes, trabalhando com reciclagem, sementes, cortes e costura e outros artesanatos. Procuro cada dia me aperfeiçoar e passar para minhas filhas, netos e comunidade tudo que aprendi ao longo da minha vida”, disse.

Recebimento do Prêmio

Os candidatos convocados para o recebimento do prêmio terão o prazo de 15 dias corridos contados a partir data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União (DOU) para realizar retificações na forma de documentação complementar. O valor será depositado direto na conta corrente indicado na hora da inscrição do edital.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here