O site The Intercept, famoso pelas publicações que movimentaram os bastidores da política nacional no último ano, publicou nesta quinta-feira (28) uma reportagem especial que conta a história de estrangeiros vítimas de xenofobia (aversão à quem não é nativo) em Roraima.

A reportagem intitulada “Virou rotina agredir e assassinar venezuelanos em Roraima”, assinada pelo repórter Sérgio Ramalho, conta a história, por exemplo, de Alexander Hernandez, de 51 anos, morto a pauladas em agosto passado, enquanto dormia nas ruas, em Boa Vista. 

A reportagem ainda aborda dados e informações inerentes ao acolhimento dos imigrantes em Roraima, os déficits causados pela imigração desordenada, e aponta falas do governador Antônio Denarium sobre o tema, avaliando como o chefe do executivo estadual lida com o assunto.

“O ruralista Antônio Denarium foi eleito governador pelo PSL prometendo a instalação de barreiras contra os imigrantes na fronteira e já recorreu ao STF para tentar impedir a entrada de refugiados por Roraima. Em grupos no Whatsapp, como o autodenominado Patriotas de Roraima, os participantes fazem apologia explícita à xenofobia e já organizaram protestos contra os refugiados, apontados por parte da população e mesmo pelo atual governador como responsáveis pelo aumento da sensação de insegurança no estado. Além de tentar no STF o fechamento da fronteira, o governador Denarium já cobrou da União o repasse de R$ 288 milhões que afirma ter gasto para garantir atendimento aos venezuelanos nas redes de Educação e Saúde do estado e já atribui aos migrantes a culpa pelo aumento do desemprego no estado. Em maio, quando o fluxo migratório chegou a média de 900 travessias por dia, Denarium voltou à carga: ‘Temo que a população se volte contra os venezuelanos porque não tem nenhum benefício para brasileiro, só tem benefício para venezuelanos. Não dá cesta básica pro brasileiro, que está passando fome. Mas, pro venezuelano, dá tudo: almoço, jantar, aluguel’.”

O governo do Estado ainda não comentou a reportagem.

Para ler a reportagem do site The Intercept Brasil, na íntegra, clique AQUI.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here