A greve dos profissionais de enfermagem, com a insatisfação geral dos servidores púbicos, a criminalidade que campeia na Capital e interior, a pobreza avançando e a falta de perspectiva de geração de emprego são o resumo do governo Antonio Denarium (APB), que não tem um plano estratégico definido para atacar os principais problemas. Tudo é na base do remendo, do improviso.

Se a situação não é das melhores, a realidade pode piorar em um grau jamais visto, caso o Governo Federal deixe de destinar recursos para a Operação Acolhida, que abriga os venezuelanos em Boa Vista e Pacaraima, conforme os rumores nos bastidores políticos.  Aí chegaremos à situação de desespero, muito mais intenso do que se viu na cidade fronteiriça de Pacaraima, quando os brasileiros expulsaram venezuelanos e queimaram seus pertences.

Denarium fica na enganação de si mesmo, vivendo dentro de uma peça de ficção que ele mesmo criou para apresentar à opinião pública por meio das redes sociais.  Ele pensa que está tocando o tambor da prosperidade, mas a verdade é que ele toca uma flauta ilusionista que conduz todos para um abismo maior. Se ele não acordar desse sonambulismo político, iremos rapidamente chegar ao fundo do desespero.

A insatisfação do servidor público é o pior sinal que o governo local pode ter, porque ele é o maior patrimônio do Estado, que faz girar a roda da economia do contracheque, já que não temos indústria,  e representa o principal termômetro político, uma vez que em torno do funcionalismo estão as famílias roraimenses.

Mas Denarium acha que governar o Estado seria como administrar sua fazenda, onde seus peões podem ser trocados ao menor sinal de descontentamento.  A prefeita Teresa Surita (MDB) antes achava isso também, que servidor era o serviçal do seu sítio, mas teve que engolir a petulância e hoje faz de tudo para deixar o cargo de bem com o funcionalismo.

As peças estão no tabuleiro. Esse jogo político precisa ser bem pensado. Até aqui, o atual  governo nada fez para se diferenciar de administrações anteriores que ajudaram a empurrar Roraima para o buraco. Denarium precisa parar de achar que é um grande líder político sem ter provado nada até aqui. Embora muitos políticos do passado tenham tratado  Roraima como uma fazenda, onde só apareciam para dar ordens nos capatazes  e pegar o dinheiro, a realidade que se apresenta é bem mais complicada.

Não dá para governar o Estado achando que é uma fazenda de gado e de soja. O gado eleitor já escorraçou o último governo que pensava assim. Embora muitos ruminem de cabeça baixa para o matadouro, a maioria não irá ser benevolente com quem o enganar daqui para frente. Denarium descumpriu a promessa de campanha  ao extinguir o Crédito Social e agora chuta os servidores a quem prometeu valorizar.

O tambor do povo está tocando, governador… Ouça enquanto há tempo…

*Colunista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here