Foto: reprodução

Não existe o mínimo interesse nem vontade política para dar uma solução à questão fundiária em Roraima. Nem o fato de ter se tornado caso de polícia, há um certo tempo, serviu para meter medo nos gestores das irregularidades. Há gente do mais alto escalão faturando alto com a bandalheira fundiária em prática durante seguidos governos.

Empresários de outros estados são abordados com a promessa de terras fartas a preços baixos e estão caindo no golpe engendrado dentro dos gabinetes. O próprio governador Antonio Denarium, detentor de muitas terras em Roraima, senão um dos maiores latifundiários, assumiu esse papel de convidar empresários para investirem em Roraima como política de governo.

Se Denarium é dono de muitas terras e vive numa andança sem-fim em outros estados prometendo bonanças em Roraima, então quem está se beneficiado diretamente dessa política de governo? Com certeza não é o povo de Roraima, que vive a insegurança fundiária na Capital e interior, além das mazelas nos demais setores do Estado, com criminalidade e greve nos hospitais, por exemplo.

Enquanto tudo isso ocorre e todos estão calados, no Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) tudo funciona sem alarde não para corrigir as irregularidades já apontadas no governo Anchieta, cujo titular era o ex-deputado Márcio Junqueira, condenado à prisão esta semana, acusado de incentivar invasão de terras, mas para tentar dar uma aparente legalidade às terras que estão sendo compradas por empresários de fora.

Quando a “bomba fundiária” estourar, muitos empresários irão descobrir que caíram em um golpe, outros irão ter que gastar muito dinheiro para regularizar o que foi comprado pensando se tratar de preço de banana e, se a polícia agir de verdade, muita gente terá que se explicar sobre um esquema que funciona inclusive em dentro de cartórios.

Do governo Anchieta para cá quase nada mudou. Pelo contrário, o atual governo mantém tudo do mesmo jeito e há gente se locupletando das irregularidades cometidas no passado. Aí estão incluídos magistrados, advogados, políticos, policiais, servidores públicos de todos os escalões, empresários e mais uma enorme lista de fazer vergonha a quem tem.

O povo ainda tem alguma dúvida do porquê a questão fundiária não destrava? Ou as pessoas vão continuar caindo nas mesmas promessas renovadas a cada governo? O governo dos empresários continua fazendo o que ele mais sabe: favorecer empresários.

Não enxerga quem não quer…

*Colunista

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here