© iStock

As festas de fim de ano são fontes de preocupação para quem não quer sair da dieta e para os que têm restrições ao consumo de açúcar. Mas dá para colorir a ceia com receitas criativas e doces na medida.

Para não perder tempo e a linha, a nutricionista Brigitte Olichon selecionou receitas rápidas e recheadas de frutas. Dá para manter o sabor da tradição escolhendo bem os ingredientes, segundo a professora de Nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase).

O importante é não abrir mão da saúde e do prazer!

Sorvete de framboesa com capim limão 

Ingredientes: 1 molho de capim limão; 1/2 kg de framboesas congeladas; 1 xícara de bananas maduras congeladas (fatiadas) e 3 colheres (sopa) de suco de limão.

Modo de fazer: lavar e picar grosseiramente as folhas do capim limão. Aquecer 1/2 litro de água, esperar levantar fervura, desligar o fogo, acrescentar as folhas e abafar por 15 minutos. Coar. Bater no liquidificador a framboesa com a banana até ficar bem cremoso. Misture a infusão de capim limão e o suco de limão, coloque numa assadeira e cubra com filme plástico. Leve novamente ao congelador por 5 horas ou até ficar firme.

Sirva com boleador de sorvete ou raspe.

Pudim de pão integral 

Ingredientes: 8 fatias de pão integral; 1 xícara de uva-passa; 4 copos de leite desnatado; 1 copo de mel; 2 ovos batidos inteiros e 1 xícara de iogurte natural desnatado.

Modo de fazer: deixar o pão de molho no leite por 2 horas. Amassar grosseiramente o pão e misturar os demais ingredientes. Assar em forma untada.

Desenformar apenas depois de frio.

Brigadeirão light 

Ingredientes: 2 ovos; 2 claras; 2 xícaras de leite em pó desnatado; 300 ml de água; 1 colher (sopa) de óleo; 3 colheres de cacau em pó e 1 banana madura.

Modo de fazer: bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Despejar em forma de microondas e assar por 15 minutos.

Levar à geladeira por 1 hora antes de desenformar.

Docinho de maçã 

Ingredientes: 1 xícara de suco de maçã concentrado; 1 xícara de maçã cozida amassada (só a polpa); 1/2 xícara de amido de milho; 2/3 xícara de nozes picadas; 1 colher (chá) de baunilha; 3 colheres (sopa) de amêndoas raladas.

Modo de fazer: misturar o amido de milho com o suco de maçã. Adicionar a maçã amassada, levar ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Acrescentar as nozes e a baunilha, mexendo bem. Colocar em forma levemente untada, espalhando tudo. Salpicar as amêndoas. Levar à geladeira até ficar firme.

Cortar em quadradinhos e servir.

Bombom natureba 

Ingredientes: 3 xícaras de côco ralado fresco (ou hidratado); 1/2 xícara de amêndoas torradas; 2/3 xícara de tâmaras picadas; 4 colheres (sopa) de mel e 1/2 colher (chá) de baunilha.

Modo de fazer: bater o côco no liquidificador até ficar cremoso. Colocar o creme em um bowl e acrescentar os demais ingredientes, misturando bem. Colocar em forma, apertando bem com as mãos.

Levar à geladeira até ficar firme, e cortar em quadradinhos.

Flan com calda 

Ingredientes: 1 pacote de gelatina sem sabor em pó e 15 colheres (sopa) de leite desnatado em pó; para a calda: 2 cravos, 1 rama de canela em pau, 1 anis estrelado, 1/2 xícara de damasco seco em tiras e 1/4 de xícara de uva-passa escura.

Modo de fazer: untar com óleo uma forma funda e redonda, com furo no meio e retirar o excesso com papel toalha. Reservar. Dissolver o leite em 4 1/2 xícaras de água. Hidratar a gelatina com 10 colheres (sopa) de água por 1 minuto. Em seguida, levar a gelatina ao microondas por 15 segundos para derreter, sem deixar ferver. Juntar o leite dissolvido à gelatina, misturando bem. Despejar na forma untada e levar à geladeira por cerca de 2 horas. Desenformar no prato que irá servir. Preparar a calda fervendo 1/2 xícara de água com as especiarias, até engrossar. Coar, acrescentar as frutas e desligar o fogo.

Deixar esfriar e servir sobre o flan.

Pudim de festa 

Ingredientes: 4 ovos; 2 bananas bem maduras picadas; 440 gramas de ricota; 1/2 xícara de leite desnatado; 1/2 xícara de damascos secos picados e 1/4 de xícara de castanha-do-Brasil (ou amêndoas) picadas.

Modo de fazer: bater tudo no liquidificador por 1 minuto e colocar em forma de pudim untada. Assar em banho-maria por 35 minutos.

Desenformar depois de frio e decorar com frutas vermelhas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here