Foto: Reprodução

Perguntados se concordariam ou não com a substituição dos medidores de energia elétrica das residências, 72.88% dos internautas disseram que “Não, sem justificativa prévia a empresa pode estar usando de má fé”. Outros 27.12% responderam que “Sim, acho que tem muita gente furtando energia elétrica em Roraima”. A enquete faz parte do sistema de comunicação direta entre os leitores e o portal Roraima 1.

E são muitos os relatos por parte dos consumidores. A dona de casa, Mayara Souza, informou à reportagem que técnicos da empresa foram à sua residência e no medidor de energia elétrica sem ela estar no local.

“Eu havia saído para resolver algumas coisas na rua e os funcionários da Roraima Energia foram na minha casa fazer alguma coisa e não comunicaram o quê. Meu sobrinho estava em casa e eles não informaram qual trabalho estavam realizando no registro e nem pediram autorização. Não me senti à vontade com isso quando soube e as contas de energia só aumentam desde então”, reclamou.

“Estava em casa e faltou energia. Notei que havia um carro em frente à minha casa e perguntei o que estava acontecendo. Os funcionários me informaram que estavam fazendo uma vistoria e duraria cerca de 10 minutos. Demorou 1h30 e não sei que reparos fizeram porque não informaram”, disse outra leitora, Laura Brito.

Orgãos de defesa do consumidor dizem receber diariamente denúncias como estas, além do registro de altos valores nas contas de energia. A Assembleia Legislativa de Roraima instaurou, ano passado, a CPI da Energia Elétrica que já recomendou à Roraima Energia que suspenda ajustes e/ou a substituição dos medidores de energia até que apresente justificativa para o serviço, além de garantias de que não existe aumento nas tarifas mediante a substituição dos equipamentos.

Roraima Energia

O Roraima1 entrou em contato com a Roraima Energia em buscas de informações sobre as substituições dos medidores, e também para comentar o resultado da enquete, dando o devido espaço para a empresa responder aos questionamentos dos consumidores, além de explicar quais os critérios para substituição dos medidores. A empresa ainda não se pronunciou.

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