Fernando Batista Leite foi preso nessa sexta, no Pérola. Foto: Divulgação/Dicap

Agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), prenderam nessa sexta-feira (7), o traficante Fernando Batista Leite, mais conhecido como “Lourinho do Astra”. Ele estava foragido do sistema prisional desde dezembro de 2010, quando escapou da cadeia Pública de Boa Vista vestido de mulher.

A prisão ocorreu em uma via pública no bairro Pérola, por volta da 14h. Contra ele havia três mandados de prisão por tráfico de droga.

Segundo a Dicap, após fugir da unidade prisional há quase dez anos, o traficante passou a viver na Venezuela, onde controlava venda de droga para o Brasil. Durante o período em que viveu no país, ele matou uma pessoa na faixa de fronteira, crime atribuído a desavença pelo trafico de droga.

Fernando também é acusado de sequestrar o filho de outro traficante que atua em Roraima. O caso ocorreu em 2012 e a época o sequestro foi motivado por uma dívida de R$ 100 mil. A criança só foi liberada após o pagamento dos valores.

Ainda conforme a Dicap, “Lourinho do Astra” participou da invasão de um quartel ao sul da Venezuela, ocasião em que 112 fuzis foram levados. O governo Venezuelano atribuiu o ataque a opositores do governo que utilizaram alguns militares desertores para realizar a ação.

Após isso, o traficante voltou para o Brasil mesmo sabendo que estava sendo procurado até que foi localizado e preso nessa sexta. Em seguida ele conduzido à delegacia e depois encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo onde ficará à disposição da justiça.

ReportagemRedação com Dicap

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here