Agentes da Força Nacional atuam em Roraima desde 2018 Foto: Divulgação/ Força Nacional.

O governo federal autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança em Boa Vista por mais 60 dias. O novo prazo se encerra em 17 de abril deste ano, a contar desta quarta-feira (18), mesma data da portaria publicada no Diário Oficial da União e assinada por Sergio Moro.

De acordo com o documento, o pedido de prorrogação foi feito pelo governo do Estado e tem como uma das finalidades apoiar os órgãos de segurança pública locais “para atuar nas atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.

Em outubro de 2019, a pasta também prorrogou a permanência dos agentes em apoio às ações de fiscalização do Instituto Chico Mendes (ICMBio). O objetivo era atuar nas unidades de conservação federais, com ênfase no combate ao desmatamento na Região Amazônica.

O Ministério da Justiça destaca ainda que a operação terá o apoio logístico do Estado, que deverá dispor de infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.

Por questões de segurança, o ministério não informou a quantidade de homens a ser mantida no Estado, mas ressaltou que o contingente vai obedecer ao planejamento definido pela pasta.

Conforme a portaria, o prazo do apoio da Força Nacional poderá ser prorrogado de novo, se necessário. Caso a renovação não seja solicitada pelo governo de Roraima, as equipes serão retiradas imediatamente após o vencimento do prazo. Os agentes começaram a atuar no Estado em 2018.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here