CRMV-RR dá dicas para fantasiar o pet. Foto: Reprodução/ iG

Toda pessoa que tem um animal de estimação sabe que eles são tratados como membros da família. Com a chegada do feriado de Carnaval há quem prefira aproveitar os dias de folga para viajar e descansar mas, tem aqueles foliões que curtem a festa e levam o bichinho para a folia. Se você não vai deixar de lado seu “amigo de quatro patas” precisa tomar alguns cuidados, para não acontecer nenhum tipo de acidente.

Quer saber quais os principais cuidados que não podem ser esquecidos na hora de curtir a folia com seu Pet? Confira as orientações do Médico Veterinário e Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR), José Kléber Oliveira de Farias para garantir a diversão com segurança.

Tintura para pets

A tintura para pets é cada vez mais comum e popular no mercado mundial e são vendidas em pet shops para enfeitar os animais. De acordo com José Kléber, é preciso observar se a tinta é indicado para animais.

“Alguns bichinhos são mais sensíveis e ao passar algum spray ou tinta pode causar processos alérgicos seríssimos. O ideal, se for usar as tinturas para pets, o tutor deve com antecedência passar em uma pequena área da pele e depois de 24 ou 48 horas observar se não deu reação. Se não aconteceu nada na pele do animal pode fazer a coloração específica para ele”, informou

Fantasia na medida certa

Fantasiar e enfeitar os bichinhos no carnaval pode ser muito fofo e divertido, mas é preciso ficar atento para não prejudicar a saúde do animal. Afinal, é verão na maior parte do Brasil e o calor costuma ser forte. Para o médico veterinário, se o animal ficar muitas horas com a fantasia pode apresentar o problema de hipertermia, que é o aumenta da temperatura corporal.

“Observar se ele esta ofegante e cansado, se a personalidade dele comporta vesti-lo com alguma fantasia. Alguns pets são bem sensíveis e podem ter alergia ou intoxicação a qualquer produto ou composto químico, portanto, ao menor sinal de coceira, lambidas em excesso, vermelhidão na pele, irritação, inchaço, salivação ou vômitos e/ou diarreiapare imediatamente a curtição e leve o pet para uma consulta com um médico veterinário”, advertiu

Barulho e tumulto

Carnaval é sinônimo de música alta e andar em meio a multidão. “Como sabemos, os animais têm uma sensibilidade muito maior que a nossa. Eles se desesperam e se machucam quando escutam barulhos. Por isso, esses locais para festa de carnaval tem que ser específicos para animais. Colocar os bichinhos em ambientes com muito barulho e tumultuado pode trazer prejuízos irreparáveis. Também observar a questão sanitária. Avaliar se as vacinações estão em dia, pois pode trazer problemas de zoonose”, avaliou José Kléber

Hidratação e identificação

Deve-se colocar uma plaquinha na coleira, afivelar bem e escrever nome e telefone do tutor. “Já a hidratação é muito importante devido a temperatura. Levar uma garrafinha específica, para oferecer ao animal água fresca, mesmo que ele aparente não estar com sede estimule a ingestão dela e faça pausas para evitar que o animal passe mal com o calor. Evite sair com o cachorro nas horas mais quentes do dia. Alta temperatura pode provocar queimaduras nas patas”, afirmou

Viajar com seu pet

É importante planejamento antes de viajar e ter alguns cuidados durante o trajeto para manter o bem-estar do seu amiguinho e evitar problemas. Porém, nessa época do ano as estradas costumam ficar lotadas e o trajeto demorar um pouco mais do que o de costume.

“Se for viajar de carro, existe um cinto que se coloca na coleira para que ele não faça movimentos bruscos o que pode causar acidentes ou ele mesmo se machucar. Parar o carro a cada duas horas para que o animal se alimente e beba água e faça necessidades fisiológicas. Se vai sair do Estado precisa do atestado sanitário expedido por um médico veterinário. Se for viagem internacional precisa do passaporte e deve ser retirado com antecedência”, finalizou.

Portanto, lembre-se que animais de estimação possuem características específicas. Por este motivo, o ideal é protegê-los e pensar sempre no bem-estar do seu animalzinho.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here