A situação precária da RR-203 só piora sem que o governo tome iniciativa

 

Durante todo o feriado prolongado, o único ponto turístico consolidado de Roraima, a Serra do Tepequém, atraiu visitantes roraimenses e turistas de vários estados, principalmente do Amazonas, por sua beleza exuberante e pelo Blues & Jazz Festival, evento anual promovido pela Pousada Platô no fim de semana do Carnaval, o qual reúne artistas nacionais de renome nesse estilo musical.

Localizada ao Norte do Estado, no Município do Amajari, a serra fica a 200km de Boa Vista, cuja rodovia estadual de acesso, a RR-203, está em precárias condições (e piorando cada vez mais), colocando a segurança dos turistas em risco e submetendo os donos de veículos a iminentemente prejuízos por causa da buraqueira generalizada.

Além de não direcionar recursos nem fomentar as atividades, o Governo do Estado sequer cuida da estrada. A Prefeitura do Amajari também ignora a região, seja por falta de recursos ou por não reconhecer que o turismo é a única atividade que leva dinheiro novo àquela região e mantém economicamente a comunidade de Tepequém.

Amajari é um município tomado por fazendas de gado, a maioria de famílias de políticos, cuja atividade da pecuária não gera mão de obra nem faz distribuição de renda, como ocorre em qualquer região do país onde o gado predomina. Aí está a importância do turismo naquela região pobre, de famílias carentes de geração de emprego e renda. Mas como o turismo é uma atividade na qual os políticos de carteirinha não podem desviar suas porcentagens e aumentar seus currais eleitorais, essa atividade é ignorada por eles.

Justamente por isso toda a estrutura turística na Serra do Tepequém, onde há onze pousadas estruturadas e registradas, é mantida pelo dinheiro da iniciativa privada e pelo suor da comunidade, que depende do dinheiro que o turista deixa a cada fim de semana, feriados e eventos como o do festival de blues e jazz realizado no feriadão que se passou. O poder público faz o mínimo, onde o fornecimento de energia e água é deficitária ou enfrenta problemas quando há grande concentração de visitantes. Nem a iluminação pública recebe atenção.

O governador Antonio Denarium até prometeu recuperar a estrada, no mês passado, mas não realizou sequer uma ação de tapa buraco para amenizar o sofrimento dos turistas nesse feriadão de Carnaval. Menos mal que foram tapados os buracos da BR-174, mas a manutenção só foi feita porque aquela rodovia é utilizada pelos grandes empresários amigos do governador, que estão ganhando rios de dinheiro enviando alimentos para a Venezuela, alguns deles inclusive usando isenção de impostos indevidamente.

Turismo gera emprego e distribui renda, além de proporcionar sustentabilidade ao meio ambiente se bem administrada a exploração dos recursos. Mas político viciado com o desmando não gosta nem de ouvir falar nisso, porque não dá para fazer esquema, bem como é necessário trabalhar muito e se dedicar. O dinheiro gerado pelo

turista não passa pelas mãos dos políticos, e vai direto para a comunidade e para a iniciativa privada. Por isso a política não quer valorizar o turismo.

Mais um período de alta temporada para o turismo se passou sem qualquer ajuda dos governos, no Tepequém. Enquanto isso, Denarium se diverte recebendo artistas de fora em seu gabinete. Esses artistas vêm buscar o pouco dinheiro que circula em Roraima e vão se embora no outro dia, para o desespero dos artistas locais que não recebem qualquer incentivo.

Uma nova temporada para o turismo virá, na Semana Santa, daqui a 40 dias. Outra vez a Serra do Tepequém irá aguardar que o governo faça ao menos a parte dele, que é garantir uma estrada com segurança e trafegabilidade. Porque já sabemos que investimento mesmo é apenas para o agronegócio e grandes empresários. Os pequenos que comam o pão que o diabo amassou. E o turismo que espere as migalhas…

*Colunista

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here