Foto: Divulgação/Sesau

Em razão do crescimento do novo coronavírus pelo mundo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde anunciaram uma atualização nos critérios de doação de sangue em todo o território nacional.

Em Roraima, as adições para a triagem clínica de doadores já estão sendo seguidas pela única unidade de captação de sangue do Estado, o Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemoraima).

Com a atualização, quem viajou para algum país onde há casos confirmados, especialmente na Europa e na Ásia, deve esperar pelo menos 30 dias após retornar ao Brasil para doar sangue. A mesma regra vale para quem teve contato com paciente com caso suspeito da doença.

“Essas mudanças visam fazer com que as doações de sangue não venham a ser afetadas de forma drástica no país, já que não existem evidências clínicas de disseminação da doença por via sanguínea”, destacou Isaías Magalhães, chefe da Coleta de Sangue do Hemoraima.

No caso do doador infectado por Covid-19, o impedimento para a realização da doação, segundo Magalhães, é de 90 dias. Esse é o tempo necessário para que o organismo se veja livre da doença.

A nova atualização também prevê que, mesmo não tendo viajado para áreas endêmicas, o doador é obrigado a informar se possui sintomas compatíveis com gripe, mesmo já tendo doado sangue.

“O doador que apresentar gripe precisa retornar ao Hemoraima, para que as medidas de contingenciamento sejam tomadas com relação a sua bolsa de sangue”, completou.

Ações de combate

A Sesau tem mantido o trabalho de alinhamento de ações junto aos 15 municípios de Roraima, para assegurar o reforço no trabalho de combate à doença. Na semana que vem, a Coordenação de Monitoramento do Coronavírus realizará reuniões com gestores de saúde, para tratar das medidas definidas para estas regiões. Nesta segunda-feira (2), haverá um encontro em Normandia, e na terça-feira (3), será a vez de Rorainópolis.

Ainda na segunda-feira, a Sesau fará uma coletiva de imprensa, às 9h30, na sede da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Dr. Arnaldo Brandão, 283, c/ Av. Capitão Júlio Bezerra, bairro São Francisco, quando serão apresentadas as novas definições sobre as estratégicas de combate ao Covid-19.

A entrevista contará com a presença da secretária adjunta de Saúde, Patrícia Renovatto, da coordenadora geral da CGVS, Neila Teixeira, da diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Valdirene Oliveira, e dos médicos infectologistas Alexandre Salomão e Alessandra Martins.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here