Sede da superintendência da PF em RR. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal em Roraima foi a que teve o melhor Índice de Desempenho de Polícia Administrativa (IPA) entre todas as unidades do país. Os dados estão em um relatório de alcance de metas elaborado pela diretoria executiva da instituição e cobrem o período de janeiro a dezembro de 2019.

A PF em Roraima aparece em primeiro lugar com as notas de eficiência, de qualidade e IPA, respectivamente, com 5, 4,68 e 4,81, seguida das superintendências de Goiás e Tocantins. Os últimos lugares ficam com Piauí, Mato Grosso e Ceará. Cinco é o desempenho máximo, de acordo com a avaliação.

Conforme o relatório, em relação à nota de eficiência, cerca de 75% das Unidades da Federação (UF) obtiveram médio desempenho ou superior (NE igual ou superior a 3). Além disso, cerca de 45% delas atingiram alto desempenho ou máximo desempenho (NE igual ou superior a 4).

Em relação à nota de qualidade (NQ), nenhuma unidade encerrou 2019 com baixo ou baixíssimo desempenho (NQ menor que 3). Quanto ao IPA, mais de 80% das unidades obtiveram médio desempenho ou superior (NE igual ou superior a 3). Além disso, nenhuma  teve baixíssimo desempenho (IPA menor que 2).

Notas de qualidade e eficiência baixas demonstram, respectivamente, que a UF não está alcançando as metas e atendendo toda a demanda de polícia administrativa e produziu pouco em atividades de polícia administrativa em relação à quantidade de recursos humanos.

O IPA é aferido anualmente, ao final de cada exercício, sendo disponibilizadas aferições intermediárias mensais apenas como pontos de controle e acompanhamento. O índice é calculado com base nas notas de eficiência e de qualidade que os estados recebem, sendo maior o pesa da segunda.

Entre os indicadores que compõem a nota de qualidade, estão metas referentes à vistoria de empresas de segurança privada, vistoria de agências e postos de atendimento bancários, fiscalização de empresas de produtos químicos, tempo para agendar retirada de passaporte e índice de satisfação com esse tipo de documento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here