Anúncio foi feito por Teresa Surita durante uma live nesta segunda-feira (16) Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (16), a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), anunciou em uma live no Facebook a suspensão das aulas na rede municipal de ensino por 15 dias, a partir desta terça (17), como uma das medidas de prevenção ao coronavírus.

Ela destacou que a decisão foi tomada após uma série de discussões e de levantamento de dados, seguindo as orientações de estudos que tratam da antecipação do problema e providências a serem tomadas pelas autoridades. O isolamento social é uma delas.

“Eu assinei um decreto e, a partir de agora, nós criamos um comitê dentro da prefeitura, que vai acompanhar o tempo inteiro todos os dados e informações, para que a gente sempre esteja muito atualizado em relação a essa situação”, informou a prefeita.

Ainda segundo Teresa, a população deve evitar o pânico e redobrar a atenção e os cuidados para evitar o contágio. Em relação à suspensão das aulas, ela ressaltou que os pais e responsáveis não precisam se preocupar, pois todas elas serão repostas.

“É melhor se antecipar e suspender as aulas, pois o pico de infecção [do coronavírus] no Brasil deve acontecer em abril e maio”, disse.

Outra medida anunciada por Teresa é a interrupção de férias de servidores da saúde, da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil por 60 dias. “Essas pessoas vão ficar o tempo todo atendendo a população e não podem ficar ausentes do município nesse período”.

Servidores com mais de 60 anos ou gestantes, conforme ressaltou a prefeita, também não devem ir para seus locais de trabalho. “Elas vão trabalhar em casa, sem nenhum prejuízo financeiro.”

Haverá ainda a revogação, com vigência de 60 dias, de todas as licenças para shows, eventos esportivos e culturais do município, a fim de evitar aglomerações.”Gostaria de pedir também que as pessoas não vão às praças, fiquem em casa, lavem muito as mãos. São as melhores recomendações. Álcool está faltando em muitos lugares, mas é importante lembrar que detergente ou sabão são até mais eficientes”, aconselhou.

As fontes da Praça das Águas serão desligadas por 15 dias, assim como a internet em locais públicos. Teresa Surita recomendou ainda o fechamento de outras instituições.

“Uma das coisas que está no decreto é a recomendação da suspensão de aulas para todas as unidades escolares de Boa Vista. Particulares, estaduais, as universidades. É melhor não ter aulas nesse período e evitar o contato para que se previna de uma situação mais grave. Outra recomendação é evitar lugares fechados, como shoppings, bares, cinemas. O Teatro Municipal vai estar fechado.”

A prefeita reforçou não haver necessidade de pânico, pois no município há apenas casos suspeitos.

“Mas vai chegar, pois já há em Manaus, na Guiana e na Venezuela, e nós estamos no meio desse caminho. Então, é muito importante tomarmos essas medidas”, afirmou, acrescentando que se deve ter um cuidado redobrado com os idosos, evitando visitá-los se houver sintomas de gripe, pois eles são os mais vulneráveis. Ela aconselhou também que as pessoas mais velhas não saiam de casa, se não for realmente necessário.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here