Foto: Stephanie Mahe

Em meio ao surto do novo coronavírus e à corrida pela compra de mais respiradores para atender pacientes graves, Roraima tem 76 desses aparelhos fora de operação por problemas como falta de manutenção. Percentualmente, o estado é primeiro em aparelhos fora de operação no país.

Os dados são de um levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo com base no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), mantido pelo Ministério da Saúde no portal Datasus.

O balanço aponta a existência de 65.411 respiradores/ventiladores mecânicos nos hospitais públicos e privados do País, dos quais 61.772 estão em uso e o restante, parado. O número de aparatos que não podem ser utilizados equivale a 5,6% do total.

O Estado de São Paulo, que reúne até agora o maior número de casos e mortes por covid-19 no País, é o que tem mais respiradores fora de uso: 770 (4,2%). No Rio de Janeiro, segundo Estado com mais contaminados pelo coronavírus, são 545 aparelhos parados, ou 7,2% do total.

PEDIDO

Com dificuldade para encontrar respiradores, Estados e municípios pedem para que o governo federal centralize a aquisição do equipamento, parte essencial do tratamento de casos graves da covid-19.

Na última quinta-feira (26), o edital de compra dos primeiros 15 mil respiradores foi aberto pela pasta, mas os fornecedores já avisaram que não têm estoque para entrega imediata. O ministério chegou a elaborar uma versão prévia, prevendo a compra de outros 15 mil produtos do tipo “eletrônico portátil”, mas a versão final foi modificada.

A ideia dos gestores do SUS é evitar um leilão entre Estados e municípios pela compras de respiradores, o que só beneficiaria os fornecedores. O governo quer ainda ter o controle das vendas, para impedir que os equipamentos sejam distribuídos de forma desigual.

Secretários estaduais e municipais cobraram o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), pela distribuição dos produtos. Em reunião realizada na quinta, 26, eles argumentam que o Ministério da Saúde tem maior poder de compra e deve aproveitar para tentar preços mais baixos.

O SUS não quer proibir que o Estado busque os próprios produtos, mas o governo exige ser informado sobre aquisições, para evitar acúmulo de equipamentos, enquanto outro local, com mais casos, esteja desassistido.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here