Foto: Divulgação/PMBV

Nesta terça-feira (31), a Prefeitura de Boa Vista publicou um novo decreto prorrogando os prazos estabelecidos em publicações anteriores referentes à rede municipal de ensino. Uma das medidas anunciadas é a antecipação das férias escolares de meio de ano, que começam a vigorar a partir de hoje até 14 de abril.

O recesso vale para alunos, professores e demais servidores que atuam na rede pública municipal de ensino. Ainda de acordo com a prefeitura, os prazos ficam prorrogados pelo tempo que perdurar a situação de emergência em razão da pandemia de coronavírus e da necessidade de manter medidas de prevenção e enfrentamento da covid-19.

A prefeita Teresa Surita (MDB) anunciou ainda, durante uma live numa rede social, que os alunos da rede municipal vão contar com um projeto que deve ser desenvolvido no ambiente domiciliar, o “Boa Vista – Aprendendo em Casa”.

De acordo com ela, o projeto, inteiramente digital, já está disponível na página do Instagram @aprendendoemcasabv.

A partir desta quarta-feira (1º), diariamente, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação vão postar atividades para as crianças praticarem em casa com a ajuda dos pais, durante o período de isolamento. Serão atividades específicas para cada modalidade de ensino (educação infantil, educação especial, ensino fundamental e indígena).

“Já temos mais 4 mil seguidores e queremos atingir os 44 mil alunos da rede através de seus pais. É importante os familiares logarem e acompanharem aquilo que vai ser publicado. Serão atividades diárias, extracurriculares, para as nossas crianças não perderem o ritmo da escola, o que vai deixá-las menos ansiosas e o vínculo familiar ficará ainda mais forte. Vamos ter uma interação bacana, construtiva e produtiva entre todos os alunos”, declarou Teresa Surita.

No projeto virtual, destaca a prefeitura, o papel das famílias é direcionar as crianças para que realizem as atividades propostas. Como referência dentro do ambiente escolar, o professor é quem vai interagir tanto na página quanto nos grupos de WhatsApp criados por eles, estimulando alunos e familiares a realizarem as atividades e também apresentando sugestões de atividades. Os gestores vão gerenciar e acompanhar os professores neste processo de articulação com as famílias.

As atividades virtuais são extracurriculares e não substituirão a grade curricular presencial. Para o secretário municipal de Educação, Arthur Henrique, este é um processo importante para que a aprendizagem das crianças não seja interrompida neste período.

“Estamos passando por um processo de crise mundial em relação à saúde pública, onde tivemos que chegar ao ponto de suspender as aulas e buscar o isolamento devido à covid-19. As crianças precisam continuar aprendendo e não podemos deixar a mente delas ociosas durante todo esse tempo”, ressaltou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here