Nicolas está internado no Hospital da Criança e deve viajar para Brasília na próxima quinta-feira (9) Foto: Arquivo pessoal

Nicolas Rafael Fraga Rodrigues, de cinco anos, foi diagnosticado em 24 de março deste ano com leucemia linfoide aguda e, desde então, a família luta para arrecadar dinheiro a fim de se manter em Brasília, no Distrito Federal, onde o menino será submetido a um tratamento.

A viagem está marcada para a próxima quinta-feira (9). Após o tratamento fora de domicílio (TFD) ter sido liberado pelo governo do Estado, Clebyana Rodrigues, com a ajuda de parentes e amigos, tenta levantar recursos para permanecer em Brasília enquanto Nicolas estiver sendo tratado. Para isso, eles pedem doações em dinheiro e fazem uma rifa.

“Estou desempregada e meus pais, também. O tratamento será demorado, por isso os amigos começaram a ajudar e a compartilhar bastante [o pedido de ajuda]”, contou Clebyana ao Roraima 1.

Idas e vindas

Nicolas, de acordo com ela, era uma criança saudável e nunca havia sido internado num hospital. Os problemas começaram em janeiro deste ano, quando ele apresentou uma palidez repentina, febre muito alta, perda de apetite e uma intensa dor na barriga.

“Fomos ao hospital e ele ficou internado durante duas semanas. A dor era tão forte que só passava com tramal [remédio indicado para alívio da dor de intensidade moderada a grave] Primeiro, disseram que eram gases e depois, infecção. O tratamento foi feito também com antibióticos. Quando as dores passaram, Nicolas foi para casa”, relata Clebyana.

Dois dias depois, ele voltou a sentir dores e foi internado pela segunda vez, sendo feito o mesmo procedimento da primeira internação. Mas a mãe dele conta que, desde os primeiros exames, já havia indicação de plaquetas baixas e forte infecção. Mais uma vez, o garoto teve alta e foi levado para casa.

“Pela terceira vez, ele ficou mal de novo. Agora, com uma palidez inexplicável, febre, fraqueza, com manchas no corpo e um pequeno sangramento pelo nariz. Durante essa internação, o diagnosticaram com uma possível dengue. Precisou até fazer transfusão de sangue. Depois de três dias, voltamos para casa”, explica a mãe.

Por alguns dias, Nicolas ficou bem, mas não demorou para que os sintomas reaparecessem, e ele teve de ser internado pela quarta vez.

“Disseram novamente que era dengue, mesmo os exames mostrando forte infecção e plaquetas baixas, PCR alto e forte anemia. Eu sabia que ali não tinha nada de dengue e exigi que o examinassem até descobrirem o que ele tinha realmente”, disse Clebyana. O PCR é uma proteína (proteína C-reativa) produzida no fígado presente em pequenas quantidades no sangue de pessoas saudáveis. Em casos de inflamações ou infecções agudas, os seus níveis no sangue podem aumentar até mil vezes.

Após ser feito um raio X, foi detectado um pouco de secreção nos pulmões e, por esse motivo, acreditaram se tratar de uma possível “pneumonia atípica”.

“Fomos liberados, mas com retorno marcado com uma pediatra para acompanhamento. Em 18 de março, em uma consulta no ambulatório, a médica viu que ele estava com febre e muito pálido, com manchinhas roxas no corpo. Ela o encaminhou para a emergência e, desde então, está internado”, explica Clebyana.

A mãe de Nicolas destaca que outra pediatra se interessou pelo caso do filho e começou a investigá-lo. “Ela fez muitos exames, investigou tudo e até resgatou os antigos prontuários. Com o [exame] da medula, foi descoberto, no dia 24, que ele tem leucemia”.

O menino segue internado no Hospital da Criança Santo Antônio, onde deve ficar até o dia da viagem para Brasília. Na tarde deste domingo (5), ele passaria por outra transfusão de sangue, conforme informou a mãe.

Ajuda

Para doações, a família de Nicolas informou a conta poupança da Caixa Econômica Federal 00015681-2, agência 3906. As pessoas interessadas em ajudar também podem entrar em contato pelos telefones (95) 99124-6678 (Clebylane, tia de Nicolas) e (95) 99165-5583 (Clebyana, mãe).

A tia do garoto compartilhou uma mensagem nas redes sociais para reforçar o pedido de apoio. “Qualquer ajuda será bem-vinda. Nosso Nicolas vai passar por tudo isso e vai ter a saúde de volta, em nome de Jesus. Que Deus abençoe cada um. Obrigada!”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here