Pacientes aguardam por atendimento no posto de saúde em Boa Vista. Foto cedida
Com o avanço do contágio do novo coronavírus em Roraima, com casos registrados em todos os municípios e óbitos em oito, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que cerca de 113 mil pessoas moram em lugares onde haja atendimento adequado para a doença seja de pelo menos quatro horas.

A análise foi feita por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) da Fiocruz e levou em conta o atendimento de alta complexidade em saúde, com unidade de terapia intensiva (UTI), equipamentos e pessoal especializado para tratar doenças respiratórias graves e agudas.

Brasil

Ao todo no Brasil, mais de 7,8 milhões de brasileiros moram em lugares onde a distância para um local adequado seja menor que quatro horas

A situação é pior nos estados do Pará (com 2,3 milhões de pessoas distantes de centros de atendimento adequados), Amazonas (com 1,3 milhão) e Mato Grosso, com 888 mil.

Nesses estados, mais de 20% da população mora em áreas que requerem até quatro horas de deslocamento até um município que ofereça condições de atendimento a casos graves de covid-19.

A Região Nordeste também apresenta um alto índice percentual da população sem acesso rápido ao tratamento adequado para casos graves. O norte de Minas Gerais, o sul do Piauí e o sul do Maranhão também enfrentam as mesmas dificuldades.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here