Fotos: SupCom ALERR

Os deputados estaduais Betânia Almeida (PV) e Renan Filho (Republicanos) declararam nesta terça-feira (26) que, enquanto todos os olhares de cobrança se voltam ao governo do Estado, o município de Boa Vista deixa de cumprir o seu papel, prestando o atendimento básico necessário e legal diante da pandemia do novo coronavírus. Para a parlamentar, a Prefeitura de Boa Vista se esquiva de suas obrigações quanto ao atendimento da rede básica, na cidade onde é registrada a grande maioria dos casos de Covid-19.

“Está faltando tudo na atenção básica da Prefeitura. Estamos cobrando do governo, mas as 36 unidades básicas de saúde não cumprem o seu papel e toda a culpa vai pro governo do Estado. Não estou defendendo o governo, mas sim o povo. No município têm flores sendo plantadas dia sim, dia não, porém a atenção básica de saúde está da forma que está”, declarou.

A deputada ainda disse que em ano eleitoral muita propaganda é disseminada, mostrando uma realidade inexistente no atendimento nos postos de saúde, e pediu que a Prefeitura assuma as falhas de atendimento para sanar os problemas, ao invés de, segundo a parlamentar, terceirizar ao Estado suas responsabilidades.

“[O município] não tem equipamentos de proteção individual, não tem medicamentos para a nossa população, muito menos profissionais de saúde em quantidade [suficiente] que possa atender à população do município. Precisamos voltar os nossos olhos para a gestão municipal. Dinheiro tem, falta gestão”, destacou.

O deputado Renan Filho, por sua vez, disse que o momento é de união entre deputados, vereadores, secretários, prefeitos e demais interessados em resolver a crise da saúde pública mediante à pandemia.

“Tudo o que acontece hoje de negativo a culpa é do Estado e a Prefeitura [de Boa Vista] ficou ausente para cuidar da rede básica. Se não tem atendimento na unidade de saúde, mandam pro HGR. É muito fácil governar fazendo recapeamento de avenidas que já estavam asfaltadas. Tem 20 anos que eu não vejo a prefeita Teresa Surita. Vive dentro de uma bolha. Enquanto as pessoas estão morrendo, sem testes, ela está sendo testada [para o coronavírus] diariamente em sua confortável fazenda, jogando a culpa no governo, comprando grama e caixões”, disse o parlamentar.

Procurada para comentar as declarações, a Prefeitura de Boa Vista não se pronunciou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here