Cena corriqueira nos postos de saúde, com pessoas que chegam de manhã para serem atendidas à noite (Foto: Divulgação)

Um senhor de 70 anos, que é diabético e hipertenso, foi submetido a uma dolorosa perambulação por postos de saúde de três bairros de Boa Vista, na semana passada, em busca de atendimento para a suspeita de coronavírus. Não havia vaga na Unidade de Saúde do Caranã, no bairro onde ele mora, pois são distribuídas apenas dez fichas por turno. Quando ele chegou lá, já havia gente às 10h para ser atendida somente à noite.

Percorrendo os postos de saúde dos bairros Aeroporto e Cidade Satélite, a situação era a mesma, pois são apenas um médico atendendo e um enfermeiro para realizar o teste para Covid-19. Na UBS do Aeroporto havia médico, mas não havia o enfermeiro, que adoeceu e, por isso, estava sem previsão de atendimento para suspeitos de coronavírus.

Depois de percorrer terça, quarta e quinta-feira por esses bairros, a família decidiu retornar para a UBS do Caranã, onde desta vez conseguiu atendimento, onde foi feito exame rápido confirmando a contaminação por Covid-19. Como a família apresentava os mesmos sintomas da doença, foi iniciado o acompanhamento de todos da residência.

Essa é a realidade dos postos de saúde da Prefeitura de Boa Vista, que por longos anos não fez os investimentos necessários para o atendimento básico da população, obrigando as pessoas a recorrerem ao já falido sistema do Estado. Aquele senhor só conseguiu fazer o teste porque tem 70 anos e sofre de diabetes e hipertensão. Quem não estiver no grupo de risco é mandado para casa e orientado a ficar em isolamento.

Enquanto isso, a prefeita Teresa Surita (MDB) se esconde no alto de sua arrogância política, sem aceitar diálogo com o Governo do Estado, fazendo seguidas críticas ao sistema estadual, a qualquer oportunidade. Para sinalizar que está acima de todos, recusa verba de emenda parlamentar para infraestrutura na Capital sob a alegação de que o Governo do Estado está precisando mais desse recurso.

Quem paga o preço por essa disputa insana é o povo, que não tem a quem recorrer quando adoece, pois tanto o sistema municipal quanto o estadual estão na precariedade, impondo mais sofrimento na fila de espera. Muitas pessoas estão sofrendo em casa, com medo de piorar se forem para a fila de espera nas unidades de saúde. Estas não entram nas estatísticas que Prefeitura de Boa Vista e Governo do Estado divulgam para a imprensa.

Se Teresa pensa que é superior a todos, é bom que ela repense suas atitudes. Ela, na verdade, mostra-se de uma covardia injustificável ao se esconder dentro de casa e governar a cidade por meio das redes sociais. Aliás, sua audácia chegou ao ponto de, no Twitter, compartilhar postagens com termos chulos de internautas que criticam o governo, como se agora fosse algo normal essa falta de educação.

O povo está vendo o que está acontecendo e sofrendo nas filas dos postos de saúde.

*Colunista

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here