Quando era senador, Romero Jucá tentou emplacar emendas para a reforma milionária do Estádio Canarinho (Foto: Divulgação)

Mentor e mestre da prefeita Teresa Surita (MDB), o ex-senador Romero Jucá (MDB) desapareceu desde que o coronavírus chegou, principalmente depois que a pandemia expôs a fratura do sistema de saúde municipal e o caos total na saúde estadual. Jucá não tem muito o que falar porque a saúde pública nunca foi sua prioridade, durante toda sua vida política em Roraima.

Quando era senador e gozava de influência em todos os governos, tanto de esquerda quanto de direita, tentou emplacar um orçamento de R$257 milhões para obras de reforma e ampliação do Estádio Canarinho, hoje transformado às pressas em um hospital improvisado pelo Governo de Roraima.

A justificativa para a reforma milionário era que o Estádio Canarinho seria subsede da Copa do Mundo, algo que nem chegou a ser cogitado. Mas Jucá estava lá, criando factóides para abocanhar mais esse grande volume de recursos. Hoje, o local é a vergonha de nossos governantes, por terem um estádio de futebol utilizado como hospital porque os políticos não investem na saúde.

Jucá sempre agiu assim, tendo como parceira a prefeita Teresa Surita, ora conseguindo recursos para grandes obras que satisfaziam empreiteiras de fora, ora sabotando os adversários políticos, em Brasília.

Quando não conseguiu se reeleger, passou a agir como se fosse o próprio prefeito de Boa Vista, visitando obras, anunciando recursos e dando entrevista. Mas quando ele viu que a saúde iria colapsar, desapareceu sem deixar vestígios, porque ele sabe que quase nada foi feito nesse setor quando ele mandava chover em Brasília.

É por isso que a população não pode se esquecer que Jucá, quando era senador, foi autor de duas emendas que visavam transferir R$ 210 milhões do Orçamento da União para a obra do Estádio Canarinho. Só não conseguiu a façanha porque o Ministério Público Federal (MPF) agiu rápido, abrindo um inquérito para apurar o fato e conseguiu com o que o Ministério do Esporte cancelasse o convênio com Roraima, o que reduziu o valor para menos da metade.

Se hoje as pessoas sofrem na fila de atendimento das unidades de saúde ou estão no hospital improvisado nos vestiários de um estádio de futebol, tudo é graças a políticos da estirpe de Jucá, que nunca ligaram para investir pesado na saúde pública.

*Colunista

1 comentário

  1. Eu falei outro dia desse vagabundo ladrão, morei aí por 16 anos e conheço muito bem essa corja Jucá x Tereza e outros mais, já pedi também pro meus amigos não votarem nele em 2022 que ele vem com certeza,ainda mais que o Temário não fez nada a não ser votar a favor do impchment da Dilma,esse canalha,portanto espero que ele seja banido da politica de Roraima.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here