Cena corriqueira nos postos de saúde, com pessoas que chegam de manhã para serem atendidas à noite (Foto: Divulgação)

Em meio ao avanço da Covid-19 em Roraima no mês de maio, 21,6 mil pessoas em (3,5% da população) apresentaram sintomas conjugados associados ao novo coronavírus.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quarta-feira (24) os primeiros resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (Pnad Covid-19) para medir os efeitos da doença sobre a população.

O IBGE considerou os seguintes conjuntos de sintomas: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; tosse, febre e dor no peito. Segundo o instituto, são sintomas que vão de acordo com estudos da área de saúde e que podem ser associados à Covid-19.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores do IBGE perguntaram aos moradores dos domicílios abordados se, na semana anterior à entrevista, algum deles apresentara algum dos seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor e dor muscular.

Roraima,  apresentavam pelo menos dois dos 12 sintomas associados à síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, perda de olfato ou paladar, entre outros. Os sintomas também são associados à presença do coronavírus no corpo

Entre aqueles que apresentaram algum sintoma, 132 mil (21,4%) procuraram atendimento em um estabelecimento de saúde, seja da rede privada ou pública. Essa proporção de uma a cada cinco pessoas buscando atendimento foi a segunda maior do país, atrás somente do Rio Grande do Norte (21,3%).

Ainda segundo a pesuisa, a região do país que mais sentiu os sintomas da Covid-19 foi o Norte, com 7,8% da população apresentando alguns dos sintomas conjugados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here