Sede da Prefeitura de Boa Vista. Foto: divulgação/ PMBV

A menos de dois meses para o prazo final do registro de candidaturas, que por conta da pandemia do novo coronavírus passou de 15 de agosto para 26 de setembro, nove nomes já sinalizam participar da corrida eleitoral para administrar a prefeitura de Boa Vista.

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições 2020 ocorre em 15 de novembro, e o segundo turno no dia 29 do mesmo mês.

Dentre os pré-candidatos que vão concorrer a gestão municipal da capital de Roraima, para assumir o período de 2021 a 2024, está o atual vice-prefeito Arthur Henrique (MDB), três deputados federais e um vereador.

Confira levantamento feito pela reportagem do Roraima 1:

Arthur Henrique. Foto: Reprodução/Instagram

Arthur Henrique (MDB)
O vice-prefeito Arthur Henrique teve a sua pré-candidatura anunciada no último dia 23 de julho, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais com a prefeita Teresa Surita.

“Quero agradecer pela indicação do meu nome para dar continuidade ao trabalho brilhante que a senhora realizou por todos esses oito anos. Para mim é um orgulho muito grande poder estar participando de uma eleição para ser prefeito da cidade onde eu nasci. É uma grande vitória estar aqui onde estou e é um sonho sendo realizado”, declarou o pré-candidato, que na gestão de Teresa Surita respondeu pelas pastas da Educação e Tecnologia.

Fábio Almeida. Foto: Arquivo pessoal

Fábio (PSOL)
O servidor público federal, Fábio Gonçalves de Almeida, também confirmou sua pré-candidatura à prefeitura de Boa Vista. Nas eleições de 2018, Fábio foi candidato ao cargo de governador de Roraima. À reportagem, ele falou sobre o que espera desse pleito.

“Que nós possamos debater sobre os principais problemas da nossa cidade. Temos situações seríssimas na saúde pública, na desigualdade social e nas violências contra mulheres indígenas, LGBTQI+, jovens e adolescentes. Eu vejo que nós precisamos construir uma eleição que possibilitemos enfrentar a enorme desigualdade social que nós temos na capital”, declarou.

Gerlane Baccarin. Foto: Reprodução/Facebook

Gerlane Baccarin (Progressistas)
A coordenadora Estadual das Mulheres Progressistas e presidente do Diretório Municipal do Progressistas em Boa Vista, Gerlane Baccarin, confirmou sua pré-candidatura à prefeitura da capital ainda em fevereiro desse ano. Ao Roraima 1, a pré-candidata, que é casada com o deputado Federal Hiran Gonçalves, comentou sobre as expectativas para o pleito.

“As expectativas para as eleições municipais são as melhores possíveis. Os progressistas esperam que a eleição seja uma grande festa da democracia, que o cidadão esteja consciente do seu valor. Espero que ocorra uma campanha tranquila e respeitosa, onde os pré-candidatos se respeitem principalmente pelo momento difícil, onde o nosso povo tem sofrido muito por conta da pandemia do coronavírus. Que seja um momento de conquistas democráticas e não de brigas”, disse.

Linoberg. Foto: Reprodução/Facebook

Linoberg (Rede Sustentabilidade)
O vereador de Boa Vista Linoberg (Rede Sustentabilidade), afirmou ao Roraima 1 que é pré-candidato à prefeitura da capital.

“Sou pré-candidato a prefeito por ter gosto pelo trabalho, pela técnica, pela transparência, por ser a alternativa capaz de governar sem estar de mãos dadas com aqueles que querem ou desejam a corrupção. Ser ficha limpa, honesto, honrado, sem ideologias que excluam, e apto a fazer de jeito simples. Cercado de gente competente e corajosa para administrar as heranças dessa gestão, dando continuidade ao que é bom. Corrigindo erros, inclusive problemas orçamentários e de saúde pública. É hora de propor caminhos que nos guiem a uma cidade melhor, feita pra durar, a muitas mãos. O papel de vereador me permitiu muito, e no papel de prefeito vamos fazer muito mais”, garantiu.

Marcos Jorge. Foto: Arquivo pessoal

Marcos Jorge (Republicanos)
O ex-ministro da Indústria e Comércio, Marcos Jorge, confirmou a sua pré-candidatura à prefeitura de Boa Vista, pelo partido Republicanos. Ele, que assumiu em janeiro de 2019 a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima, deixou a pasta no mês de junho para concorrer as eleições 2020.

“Que tenhamos uma campanha pautada em propostas para o futuro de Boa Vista, sem ataques, cujo objetivo principal seja debater melhorias para a nossa cidade. Administrar Boa Vista após os impactos econômicos da pandemia não será tarefa fácil, será preciso experiência e capacidade de gestão para superar o desafio de manter com qualidade o que está bom e fazer ainda melhor para avançarmos sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

Nicoletti. Foto: Câmara dos Deputados

Nicoletti (PSL)
O deputado federal Nicoletti, presidente do PSL em Roraima, lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Boa Vista no dia 17 de julho.

“Foi aqui, em Boa Vista, que formei a minha família e construí a minha vida. Tenho um carinho imenso e um orgulho enorme dessa cidade, o que se reflete na minha vontade de construir uma política honesta, trabalhar por melhorias concretas e melhorar de verdade a vida das pessoas”, frisou Nicoletti.

Ottaci. Foto: Reprodução/Facebook

Ottaci (Solidariedade)
O deputado federal Ottaci Nascimento, presidente do Solidariedade em Roraima, também confirmou a reportagem que vai concorrer à prefeitura de Boa Vista.

“É preciso continuar o que está sendo feito e dando certo e, claro, implementar novos projetos para viabilizar o pleno o desenvolvimento da capital. Como presidente do partido Solidariedade em Roraima e pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista, tenho certeza que será um grande desafio detalhar e explicar as nossas políticas públicas pelas redes sociais e outras plataformas durante todo processo eleitoral, visto que estamos em uma situação atípica por conta da pandemia. Porém, o contexto da eleição deste ano é muito importante para discutirmos os problemas da saúde pública de Boa Vista, que ainda é falha, e das outras áreas como a educação, infraestrutura e segurança pública. O meu objetivo como deputado federal, que colocou o nome à disposição para o pleito 2020, é ouvir, receber a todos e construir uma gestão participativa, com soluções vindas de todas as classes, categorias e bairros”, disse.

Shéridan. Foto: Reprodução/Facebook

Shéridan (PSDB-RR)
A deputada federal Shéridan (PSDB-RR) confirmou à reportagem sua candidatura ao cargo de prefeita da cidade de Boa Vista.

“Há muitos anos trabalho por todo o Estado, fui gestora por sete anos e realizei um trabalho que foi referência em Roraima e no Brasil. Portanto, me preparei durante os últimos anos da minha vida. Já fiz muito por Roraima e por minha gente, revolucionei algumas políticas de atenção às pessoas no Estado, e sei que posso fazer isso também por nossa capital. Quero contribuir ainda mais com a história da minha cidade e vou me dedicar para ser a melhor prefeita que Boa Vista já teve, se a população assim desejar”, enfatizou.

Mozarildo Cavalcanti. Foto: Reprodução/Facebook

Mozarildo Cavalcanti (PTB)
O ex-senador de Roraima, Mozarildo Cavalcanti (PTB), anunciou em suas redes sociais nessa segunda-feira (27) que é pré-candidato à prefeitura de Boa Vista.

A reportagem tentou contato com o político, para saber as expectativas às eleições municipais, mas não obteve retorno.

3 comentários

  1. Dica: nessas eleições de 2020 fique LONGE do PT!

    A educação petista foi a pior em toda a história brasileira! Não é algo pessoal, de família ou de familiares. É estrutural. Do PAR-TI-DO. Durante o governo petista foi criado a baranguice do sertanejo universitário. Adorado por petistas.

    O PT é barango. O PT divulgou, estimulou, difundiu e inventou o sertanejo-universitário. O PT, junto com o petismo (religião), “”””educou”””” as crianças (hoje adultas) com sertanejo universitário. Eis aí o estilo barango, brega e cafona de ser do PT. O PT é Kitsch. O PT é Ersatz. O PT é totalmente pobre de arte e cultura.

    O PT em sua agenda política tem um mau gosto enorme.
    O PT criou o sertanejo universitário.

  2. A desinformação é o princípio da dominação que os políticos têm sobre a população…

    A reforma que vc aplaude promete acabar com férias de 60 dias. Servidor não tem férias de 60 dias. Juiz tem. Mas juiz não está incluído na reforma.

    A reforma prevê o fim dos super salários. Servidor não tem super salário. Pelo contrário . Estamos sem reajuste há 6 anos. Juízes e políticos têm super salários. Mas eles não estão incluídos na reforma.

    A reforma prevê o fim da aposentadoria compulsória como forma de punição. Servidor, quando erra, não é aposentado. É demitido. Juízes são aposentados como punição. Mas Juízes não estão incluídos na reforma.

    Servidor tem estabilidade?. Ela impede que políticos pilantras encham o serviço público de “guardiões”. Se este Servidor erra, ele é demitido. Os guardiões, não. E ganham muito mais do que os servidores.

    Quando vc sofre um acidente, quem te socorre é um bombeiro, que é um servidor atingido pela reforma. Quem te leva pro hospital é um motorista, tbm servidor. Quem te opera é um médico servidor. Quem te protege é um policial servidor. Quem educa seu filho é um professor servidor. Quem varre as ruas em que vc anda é um gari servidor. Quando vc entra na justiça, quem processa o seu feito é um servidor. Muitas vezes, ele até sentencia no lugar do juiz.

    Todos esses servidores são atingidos pela reforma. Todos estão sem reajuste há anos. Todos trabalham para o Estado te atender, apesar dos políticos. É é contra eles que vc se volta, porque os verdadeiros culpados, que ganham fortunas, empregam parentes, são aposentados quando roubam e tiram férias de 60 dias, te convencem com enorme facilidade de que o problema do Brasil é o servidor.

    Vc quer soluções? Fácil:

    1) Vote melhor. Pare de reeleger bandidos.

    2) Fiscalize políticos ao invés de endeusá-los.

    3) Estude. Leia. Informe-se. Um cidadão desinformado é um campo fértil para políticos pilantras.

    4) Lute do lado certo. Vc é um cidadão que depende de serviços públicos. Se vc acha que o servidor concursado não presta bem este serviço, pq pensa que os guardiões apadrinhados fariam melhor?

    5) Já existem alternativas previstas em lei para os maus servidores. Todo ano, centenas são demitidos por errarem. Agora, veja quantos magistrados são demitidos e quantos políticos são cassados e depois se pergunte de novo onde está o problema e quem deveria ser atingido por esta reforma covarde.

    6) Em todo lugar, há bons e maus profissionais. Ninguém defende mau servidor aqui. Queremos que haja uma reforma justa. Se, mesmo depois de saber que os verdadeiros marajás e os que têm benesses não serão atingidos pela reforma, vc ainda continuar achando que o problema é o Servidor, que estudou e disputou uma vaga em igualdade de condições com os concorrentes, sejam pobres ou ricos, então o problema não está no Servidor, está em você ❗?

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here