Edição presencial do Pint of Science em Boa Vista, no ano de 2019. Foto: Arquivo/Flávia Antunes

O festival que tradicionalmente leva estudantes e especialistas de diferentes correntes para falar de ciência na mesa de bar, neste ano vai ocorrer de forma on-line, devido à pandemia. A edição do ‘Pint of Science’ está marcada para os dias 8, 9 e 10 de setembro.

O evento acontecerá simultaneamente em 76 cidades brasileiras. Boa Vista topou o desafio proposto pela organização do Pint of Science Brasil e vai distribuir ‘gole de ciência’ durante três dias de programação.

Em entrevista ao portal de notícias Roraima 1, uma das organizadoras do evento em Boa Vista, professora doutora Flávia Antunes, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), considerou a importância de eventos informais como este.

“Permitir a popularização da ciência se torna fundamental. Os instrumentos, processos e práticas que utilizamos na sociedade moderna baseiam-se em teorias e conceitos científicos e tecnológicos. Entretanto, grande parte da população brasileira não tem acesso a esse conhecimento”, explicou Flávia.

Para a professora da UERR, levar a ciência para a comunidade de uma forma descontraída, aproxima a população.

“Através da divulgação da produção do conhecimento, a comunidade científica se aproxima da população, que passa então a entender o verdadeiro valor de investir em pesquisa”, disse.

Esta será a primeira vez que Boa Vista integra o cronograma da organização nacional. Em 2019, a equipe que está à frente desta edição na capital de Roraima, formada por professores das universidades estadual e federal, promoveu encontros menores.

“Estamos com ótimas expectativas para o nosso primeiro Pint of Science em Boa Vista. Será uma excelente oportunidade de popularizar a ciência e mostrar à população de Boa Vista um pouco dos trabalhos científicos que são desenvolvidos no nosso estado e que, geralmente, ficam restritos ao meio acadêmico”, contou a professora Flávia.

O evento vai trazer temas que vão de mulheres na ciência ao garimpo em Roraima. A programação dos três dias de evento ocorrerá de 18h às 18h55, no canal do YouTube do Pint of Science Online – Brasil (link). Mais informações estão no site do festival.

Programação:

8 de setembro – link
Tema: Mulheres e meninas na ciência: queremos mais!
Convidados: professoras Marcelle Alencar Urquiza e Hellen Ferreira da Silva da UFRR.

9 de setembro – link
Tema: Documentar línguas indígenas para quem e para quê?
Convidados: professora Ana Carolina Ferreira Alves da UFAM e a professora Isabella Coutinho da UERR.

10 de setembro – link
Tema: Mineração e garimpo em Roraima: é possível conciliar interesses?
Convidados: Maurício Yekuana, líder indígena e Marcelo Almeida, geólogo colaborador da iniciativa privada.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here