Foto: Agência Brasil
A pandemia da Covid-19 continua aumentando o desemprego em Roraima, de acordo com  o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada nesta sexta-feira (28). A taxa de desocupação no segundo trimestre se manteve praticamente estável em relação ao primeiro e acima da média nacional.
Os 16,3% registrados em Roraima foram a sexta maior taxa entre os estados brasileiros, perdendo apenas para (19,9%), Sergipe (19,8%), Alagoas (17,8%), Amazonas (16,5%) e Rio de Janeiro (16,4%). Em números absolutos, o estado registra 38 mil desempregados. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o desemprego cresceu 1,4%.
O desemprego no país foi de 13,3%, a maior já registrada em um segundo trimestre no país. O país tinha 12,8 milhões de pessoas sem trabalho entre abril, maio e junho.
De acordo com o IBGE, o crescimento no número de desempregados é efeito da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Desde que o primeiro óbito foi registrado, em 17 de março, a doença avançou e o país promoveu o fechamento de bares, restaurantes e comércio como forma de combater a pandemia. Em abril, os efeitos econômicos começaram a ser sentidos com mais intensidade, já que as medidas restritivas duraram do começo ao fim do mês.
No início da pandemia em curso, o país viveu apagão estatístico de emprego. Depois, a Pnad Covid ainda chegou a atrasar na divulgação dos dados de junho, por problemas na apuração da informações, já que a coleta vem sendo feita por telefone e não presencialmente, como era tradicional.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here