Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo de Roraima. Foto: Secom

Roraima apresentou melhora na divulgação de dados sobre contratações sobre contratações emergenciais feitas em resposta à pandemia de coronavírus, mas continua entre os estados menos transparentes do país. É o que aponta a quarta edição ranking da Transparência Internacional divulgado nesta terça-feira (1º).

O ranking avalia como os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais trazem informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.

Na avaliação, Roraima subiu de 40 para 71 pontos e obteve uma melhora em relação aos levantamentos anteriores, com índice “bom”, de acordo com a organização, mas ainda está longe de estados com a transparência qualificada como ótima, que oscilaram entre 80 e 100 pontos. Os dados do último levantamento foram coletados entre os dias 24 e 31 de agosto.

De acordo com a instituição, Roraima não fornece dados considerados essenciais sobre as licitações, como o valor total e unitário da contratação e o número e íntegra do processo. Outras informações desejáveis como quantidade e o local da execução do serviço também continuam sendo ignoradas pelo governo, de acordo com a entidade.

Lideraram o ranking os estados de Alagoas Ceará, Espírito Santo e Rondônia, que alcançaram a pontuação máxima. O governo federal também foi avaliado com índice “bom” – 71 pontos – e ficou à frente de Santa Catarina, Sergipe, Rio de Janeiro, Piauí e Acre.

Em nota, o Governo de Roraima informou que o novo portal da transparência entrará no ar nesta quarta-feira (2), e tornará público todo o ato e gasto relacionado ao assunto Coronavírus. Informa ainda que as complementações serão abastecidas pelas Secretarias em tempo real.

No novo portal, o governo estima que irá maior integração com os diversos sistemas e acompanhamento de execução de despesas do Estado, a exemplo do FIPLAN (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças) e SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Essas integrações vão contribuir para um melhor posicionamento de Roraima no ranking nacional.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here