Cobras iluminaram viaduto na noite dessa terça-feira - Foto: Reprodução/Twitter

Uma instalação inflável de cerca de 40 metros criada pelo artista roraimense Jaider Esbell, deixou os moradores de Belo Horizonte (MG) curiosos nessa terça e nesta quarta-feira. As cobras foram instaladas no viaduto de Santa Tereza, um dos principais pontos turísticos da capital mineira.

Com o nome de Entidades, a estrutura registra da floresta amazônica, suas lendas e cultura e, se pela manhã as cores e a grandiosidade da instalação chamaram atenção dos internautas a estrutura conseguiu brilhar e surpreendeu ainda mais após ser iluminada por luzes neon na noite de ontem(22).

A obra faz parte da 5ª edição do Cura – Circuito de Arte Urbana que acontece entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro em Belo Horizonte e, na verdade, representa duas serpentes infláveis que se encontram no meio do viaduto. No xamanismo indígena, a cobra é considerada um “animal de poder” e está presente como força de cura, regeneração e transformação, com capacidade de “comer as doenças” mais graves que acometem o ser humano.

Jaider Esbell

Jaider é “artivista” indígena da etnia Macuxi com prêmios na literatura, nas artes visuais e no cinema. Desde 2010, encontra também na escrita caminhos para suas manifestações artísticas. Trabalhos individuais e coletivos, tanto no Brasil quanto no exterior, marcam a trajetória do artista que vive em Boa Vista, onde criou e mantém a primeira galeria de arte exclusivamente para obras de arte indígena contemporânea.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here