Foto: divulgação

Em visita às comunidades indígenas da Capital, o candidato a prefeito de Boa Vista, Ottaci (Solidariedade) e a vice, Lenir Rodrigues (Cidadania), falaram das propostas da coligação “Boa Vista Para Todos” para melhorar a qualidade da educação indígena e rural. Um dos projetos dos candidatos é a realização de concurso público para os professores indígenas. “Vamos manter os seletivos também, porque muitos professores ainda estão em formação, mas um concurso específico e diferenciado é importante para dar estabilidade aos profissionais, que sempre precisam passar por seletivos”, explicou Lenir.

Nas comunidades Darôra, Milho e Vista Alegre, Ottaci e Lenir se comprometeram também a realizar obras de melhorias nas estruturas das escolas municipais existentes. Ambos assinaram e reforçaram o compromisso de melhorar a qualidade da educação indígena na capital de Roraima.

“A educação vai ser feita em parceria com as comunidades. A prefeitura vai ouvir o que a população quer e precisa. Assumo esse compromisso”, ressaltou Ottaci. Além da educação, a saúde indígena será prioridade na gestão. Entre as propostas está a construção de postos de saúde nas comunidades, que hoje contam apenas com casas de apoio, construídas pelos próprios indígenas.

Outras sugestões são investimentos no esporte, como a realização de torneios; reformas de pontes; asfaltamento de estradas; revisão do protocolo de combate a mosca da carambola e projetos de geração de emprego e renda, como deixar a cargo das comunidades a confecção do fardamento escolar.

“Nosso plano de governo já contempla essas reivindicações dos indígenas. Vamos apoiar a produção, temos projetos para incentivar o esporte e a cultura, vamos levar o asfaltamento para as comunidades indígenas, além de incentivar a geração de emprego e renda. O desenvolvimento do nosso município está diretamente relacionado com o apoio e incentivo para os indígenas”, destacou o candidato.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here