O percentual de famílias endividadas aumentou pelo terceiro mês consecutivo em Roraima, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR). Em outubro, o endividamento subiu 4,3% em relação a setembro. A taxa faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em relação a outubro de 2019, o aumento foi de 14,7%. Apesar do crescimento do endividamento das famílias, que chegou a 72,4%, a Peic identificou que percentual de famílias com contas em atraso permaneceu estável em 35,6% em outubro, e houve uma leve redução naquelas famílias que afiram sem condições de pagar as dívidas, ficando em 10,6%.

Os cartões de crédito (51,4%) e os carnês (37,5%) continuam sendo os principais tipo de dívida entre as famílias roraimenses, além destes, destaca-se também os financiamentos de casas (19,1%).

“A manutenção da taxa SELIC, que é a taxa de referência para mercado, a níveis baixos (2%a.a.), facilitam a tomada de crédito, o que explica, principalmente o maior endividamento das famílias para financiar casas e carros”, avaliou a entidade em estudo técnico.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here