Gerlane Baccarin se aliou a quem ela mais criticou durante a campanha eleitoral (Imagens: Divulgação)

Não demorou 48 horas após o fim do primeiro turno das eleições municipais,  a candidata Gerlane Baccarin (PP) declarou apoio à candidatura da prefeita Teresa Surita e do ex-senador Romero Jucá, o vice-prefeito Arthur Henrique (todos do MDB). O que chama atenção é que a candidata ora arrebanhada fez duros e consistentes ataques à candidatura do grupo Jucá.

Tudo pode ser explicado e justificado na política principalmente, mas nada se sustenta à luz do que é sensato e correto. Criticar o grupo que sustenta a candidatura municipal de Teresa e, logo em seguida, declarar apoio a tudo que foi repudiado só tem uma explicação para um cidadão minimamente consciente: cara dura.

Gerlane é esposa do deputado federal Hiran Gonçalves (PP), que é médico e, ainda no então governo Suely Campos, o pior de todos os tempos, de quem o casal tomou o partido, negociou a saúde pública com a então governadora em troca de apoio político. Negociação semelhante a qual fez atualmente o governador Antonio Denarium (sem partido) com o grupo do escândalo da cueca, cuja candidata à prefeitura foi a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB), humilhantemente derrotada.

Não há muito o que comentar a respeito dessas conveniências políticas, a não ser os interesses próprios e de grupos. Geane fez duras críticas principalmente à falta de investimento na saúde pública municipal, e o seu vídeo mais famoso, divulgado durante a campanha eleitoral, fala por si só. Vejamos o que disse a então candidata Gerlane Baccarin:

“Como tenho sempre comentado e conversado em nossas reuniões, é triste ver que uma reforma aqui, nessa nossa Orla [Taumanan] custa mais de R$30 milhões, uma obra que já havia sido feita, apenas para consertar o serviço mal feito. Ela está valendo mais do que custou o Hospital de Amor, que foi construído, todo equipado, todo mobiliado, junto com uma carreta, pra salvar vida em nossa cidade das pessoas que hoje têm câncer. Custou menos do que essa reforma aqui, da Orla. Obra mal feita, dinheiro seu mais uma vez indo pro ralo. É isso o que vocês querem que seja dado continuidade?”.

Com a formalização desse acordo eleitoral, a própria candidata Gerlane agora responde ao que ela mesma questionou durante a campanha. E os seus eleitores, que foram orientados a ser críticos em relação à administração de Teresa e Arthur, os quais são comandados por Romero Jucá, o que vão dizer disso?

Como em política é dando que se recebe, esse apoio obviamente tem algum interesse bem acima do que o bem coletivo. A pobre e podre política é assim.

Com a palavra, os eleitores de Boa Vista…

*Colunista

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here