Apobaetis bianca e Apobaetis jacobusi são os nomes das novas espécies de insetos descobertas em Rondônia. Foto: Reprodução/Artigo publicada na revista Zootaxa

O professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Rafael Boldrini, participou de um estudo que descobriu duas novas espécies de insetos no estado de Rondônia: Apobaetis biancae Apobaetis jacobusi.

A descrição dos insetos, assinada pelo professor e os pesquisadores Paulo Vilela Cruz, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Neusa Hamada, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), foi publicada no último mês de novembro, na revista científica Zootaxa.

Em entrevista ao Roraima 1, Rafael Boldrini contou que as espécies da ordem Ephemeroptera, do gênero Apobaetis, fizeram parte da pesquisa que estudou a biodiversidade de insetos em Rondônia. Os estudos começaram ainda em 2012.

“Em 2012 fizemos uma grande coleta pelo estado de Rondônia. Ficamos 30 dias pelo estado coletando insetos com o objetivo de estudar a biodiversidade local. E, em 2016, fizemos uma outra coleta no local e descobrimos que tínhamos duas prováveis espécies novas”, contou o professor.

Rafael Boldrini explicou que na época não conseguiram trabalhar com a descrição, pois as duas espécies novas eram muito próximas (características morfológicas) a uma espécie que já era descrita para os Estados Unidos.

“Quando, através de parceria, tivemos acesso ao material da espécie que ocorria nos USA e conseguimos assim, saber que a espécies do Brasil eram diferentes devido às características morfológicas. A partir disso conseguimos iniciar o trabalho de descrição”, explicou o pesquisador da UFRR.

Importância da espécie
Sobre a contribuição da espécie para o meio ambiente, o pesquisador Boldrini explicou que ainda não se tem algo definido. Mas, avalia que as espécies identificadas são importantes para a manutenção do ecossistema.

“Esse grupo específico, os Ephemeroptera, que eu estudo, vivem parte do ciclo de vida deles em ambiente aquático e algumas espécies são sensíveis à poluição. Essas espécies podem servir de indicadores de qualidade ambiental pela presença ou ausência delas”, considerou o pesquisador. 

Homenagem
Os nomes escolhidos para as novas espécies são uma homenagem à professora do Colégio de Aplicação da UFRR, Bianca Maira de Paiva Ottoni, esposa do professor Rafael Boldrini e companheira de pesquisas, e ao pesquisador Luke M. Jacobus, responsável pelo acesso ao material de Apobaetis lakota, descrito nos Estados Unidos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here