Moradores na inauguração do Parque do Rio Branco: aglomeração sem as precauções (Imagem: Reprodução)

A prefeita Teresa Surita (MDB) não desceu do palanque eleitoral e faz de tudo para estar em evidência o quanto pode, tudo em nome de suas pretensões partidárias em vista das eleições de 2022. Junto com seu mentor e mestre, Romero Jucá (MDB), que nunca assimilou a derrota na reeleição para o Senado, os dois nunca conseguiram ganhar uma eleição para o Governo do Roraima.

Com a derrota para o Senado, mas ancorado pelo resultado das eleições municipais deste ano, Jucá junta a fome com a vontade de comer, achando que terá o poder absoluto do Estado daqui a dois anos, tendo como ponta de lança Teresa Surita, que se acha suficiente em si mesma para seus planos políticos daqui para frente.

É desta forma que Teresa caminha, abonada pelo resultado das eleições, não ligando para as aglomerações em seus eventos, mesmo sabendo que os postos de saúde municipais nunca foram estruturados para cumprir sua função no atendimento primário na prevenção e combate ao coronavírus, especialmente quando o Hospital de Campanha já foi desativado.

Teresa e Jucá acham que tudo podem diante do resultado das urnas, como se fosse um aval para fazer o que bem entendem daqui para frente. Inclusive o grupo Jucá já vinha contando com a benevolência de órgãos fiscalizadores, incluindo a própria Câmara de Vereadores, onde só teve um vereador cumprindo com sua função de fiscalizar, além do Ministério Público que parou de enxergar qualquer tipo de denúncia e indícios de irregularidades na Prefeitura de Boa Vista.

A nova orla, chamada de Parque do Rio Branco, inaugurado neste domingo, foi construído sob seguidas denúncias de irregularidades, inclusive com recurso judicial contra o processo licitatório das obras iniciais, feito sob suspeita de irregularidade, além das outras apontadas recentemente pelo Ministério Público de Contas (MPC).

A obra dessa nova orla foi tratada como o símbolo político de Teresa e Jucá, daí a pressa em inaugurá-la no fim do mandato à frente da Prefeitura. Teresa acha que o povo só quer praças e expressa a ideia de que governar o Estado é só reformar o Ginásio Totozão, o Parque Anauá e os parques aquáticos.

É bom que Teresa e Jucá surfem o quanto puderem nessa onda do momento. Porque muita coisa ainda vai acontecer daqui para frente, inclusive mais vítimas da pandemia devido à ineficiência do atendimento nos postos de saúde.  Embora Boa Vista seja uma Capital Estado, ela não representa nem expressa o que o povo de todo o Estado pensa, especialmente esse povo que clama por estrada, saúde, educação, segurança e nem está pensando em praças, cores e luzes.

Vão surfando, sapateiem o quanto puderem, políticos e eleitores! Porque daqui a dois anos a realidade será bem diferente, especialmente depois de quando a bolha do auxílio emergencial, o “vale corona”, estourar de vez….

*Colunista

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here