Foto: Divulgação

O verão no Hemisfério Sul começa às 6h02 desta segunda-feira (21) e deve ser caracterizado por chuvas frequentes em quase todo o estado, com exceção dos municípios de Cantá, Bonfim, Normandia e Uiramutã. A previsão é do Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação segue até as 6h38 do dia 20 de março de 2021.

A maioria dos modelos de previsão “indica uma probabilidade superior a 90% de que se mantenha o fenômeno de La Niña durante o verão, e com probabilidades significativas da chegada de uma fase neutra durante o outono no Hemisfério Sul”, segundo o órgão em nota do Ministério da Agricultura. “O fenômeno é identificado pelo resfriamento anômalo da temperatura da superfície do mar de áreas específicas do Oceano Pacífico Equatorial.”

O verão de 2021 terá influência de moderada a forte do fenômeno La Niña, segundo a Climatempo. Para janeiro, a previsão do instituto é de chuva acima da média em Roraima no Rio Grande do Sul, sul e leste de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais, Amazonas, Pará, e Amapá.

A chuva do mês de fevereiro deve ficar um pouco além do normal em Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Amapá. As chuvas devem ficar na média na região Sul, Rondônia, oeste e sul de mato Grosso, sul de Goiás, centro-norte e leste de Minas Gerais.

 

1 comentário

  1. A matéria sobre as chuvas cita o verão no hemisfério sul.
    Grande parte de Roraima está acima da linha do Equador, portanto, Hemisfério Norte!
    Nosso clima aqui é Equatorial e nada tem a ver com o verão do Hemisfério Sul.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here