Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr

Entre os meses de janeiro a novembro de 2020, Roraima registrou 4.366 casos de violência doméstica. Os números foram divulgados nesta terça-feira (12) pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, da Polícia Militar.

Os registros de violência doméstica representam 11,09 % do total de ocorrências policiais atendidas via Centro Integrado de Operações Policiais (CIOPS), no último ano, que foi 39.381 ocorrências.

De acordo com a Polícia Militar, atender a mulher vítima de violência implica oferecer proteção integral, que não demanda somente estrutura material das polícias, mas também de recursos humanos qualificados.

“A Coordenadoria também compõe a câmara técnica de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, criada no âmbito do Conselho Nacional de Comandantes Gerais, em 2020”, destacou a comandante da Coordenadoria, capitã Dyanna Vieira.

Onde denunciar
A denúncia de violência doméstica por ser feita por terceiros ou pela própria vítima por meio do 190 e (95) 98415-0394, que recebe ligações e mensagens via WhatsApp. Os casos também podem ser denunciadas em qualquer base da Polícia Militar.

Polícia Comunitária e Direitos Humanos
A Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (COPCDH) foi criada em 09 de janeiro de 2017, a partir do decreto n° 22.414-E, com o objetivo de aumentar a presença e efetividade policial no atendimento ao cidadão.

A COPCDH atua com policiamento comunitário nos corredores comerciais e bairros de Boa Vista, Programa Educacional de Resistência às Drogas, projetos Ronda Escolar e no atendimento aos casos de violência doméstica, por meio do Programa de Atendimento Múltiplo Especializado (AME).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here