Foto: Divulgação | O horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais permanece das 5h até meia-noite

A intenção de consumo das famílias registrou queda de 3,6% em janeiro, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (19) pela Federação de Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR).

O índice ainda sofre os impactos econômicos causados pela pandemia do cornavírus. Apesar do crescimento, o índice permanece abaixo do nível de indiferença de 100 pontos, o que demonstra que apesar da melhora na perspectiva de intenção de consumo, as famílias roraimenses ainda estão pessimistas.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 16,6%. À época  de Roraima era de 105,7 pontos, acima do nível de indiferença.

Todos os sete índices que compõem o ICF apresentaram aumento em relação ao mês anterior, tendo destaque para a elevação registrada no índice de perspectiva profissional, que cresceu 9,7%, iniciando assim o ano com 104,0 pontos.

O momento para comprar bens duráveis foi o índice que apresentou a segunda maior variação, crescendo 4,4%, em relação a dezembro de 2020, contudo, continua sendo o índice com menor valor, estando com apenas 43,3 pontos.

A situação do emprego e renda atual, continuam sendo os índices com os maiores valores, tendo respectivamente 118,5 e 116,1 pontos, que demonstra um certo grau de confiança em relação a permanência do emprego, bem como uma satisfação da renda atual, contudo, ainda não tão alto, que expresse numa intenção de consumo maior.

O ICF (Intenção de Consumo das Famílias) é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here