Foto: Semuc/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista vai retomar as aulas do ano letivo 2020 no próximo dia 8 de fevereiro, de forma remota, para todos os alunos da rede municipal. De acordo com o Executivo, será adotado o formato de aula não presencial para garantir a segurança das crianças e dos profissionais da educação. Das 800 horas mínimas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a rede precisará concluir 336 horas.

Isso porque o Conselho Municipal de Educação validou o aproveitamento de 50% do Projeto Aprendendo em Casa BV para o ano letivo 2020. Somando o projeto online com as aulas presenciais de fevereiro e março do ano passado, a rede alcançou 58% da carga horária mínima.

A rede municipal vai concluir o ano letivo 2020 em 48 dias, contando essencialmente com a participação das famílias e toda a comunidade escolar. A escola disponibilizará aos pais e responsáveis blocos impressos com orientações para o desenvolvimento das atividades em casa. Os alunos do Ensino Fundamental utilizarão os livros do Instituto Alfa e Beto e do Programa Compasso.

Serão, ao todo, quatro blocos de atividades, o equivalente aos bimestres do ensino convencional, que deverão ser concluídos a cada 12 dias. Ao concluir cada bloco, os pais devolvem para a escola as atividades feitas pelos alunos para revisão do professor. Àqueles que não receberam os livros ano passado, foi feito um cronograma de entregas para que todos tenham acesso ao material didático a ser utilizado.

Os professores atuarão em home office, disponibilizando seu horário de trabalho para o acompanhamento da sua turma e atendimento dos alunos. Será opcional ao professor o uso dos equipamentos e a internet da escola, assim como o uso de materiais didáticos para realizarem as aulas.

Para os que optarem pela estrutura escolar, estes receberão equipamentos de proteção individual, álcool em gel, e estarão sozinhos em suas respectivas salas de aulas.

Após a complementação da carga horária 2020 será aberto o Edital de Matrículas/2021, e na sequência, o início do ano letivo 2021. A promoção dos alunos para a série seguinte se dará mediante o cumprimento desta carga horária. Os alunos do 5° ano em 2020, após concluir todo o processo, receberão a transferência e poderão ingressar no 6° ano quando o edital de matrículas do Governo do Estado for lançado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here