Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (16) que irá enviar mais 6,4 mil doses da Coronavac a Roraima nesta quarta (17). O novo lote é destinado para vacinar idosos entre 75 e 79 anos e trabalhadores da saúde. Em todo o Brasil, serão distribuídas  cerca de 4,5 milhões de doses a todos os estados.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os imunizantes devem chegar no final da manhã ao Aeroporto de Boa Vista e serão recebidos por uma equipe do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (Nepni) e Ministério da Saúde. Agentes da Polícia Federal darão apoio no translado das vacinas até a sede do Nepni.

A nova remessa de vacinas do Butantan corresponde à entrega de duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da segunda dose para garantir que o esquema vacinal seja completado no período recomendado pelo laboratório, de 2 a 4 semanas.

A Pasta estadual ressalta também que, de acordo com o planejamento que está sendo executado, as vacinas chegarão e serão somadas ao estoque já existente. Até o momento, 84,6 mil doses foram distribuídas, sendo 46,8 mil para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Leste e Yanomami, e 37,8 mil para os demais grupos.

“É importante frisar que o Estado precisa seguir as orientações do MS em relação à vacinação e ampliação de grupos prioritários, a fim de evitar algum tipo de desabastecimento ou descontinuidade no processo de imunização. Tão logo o estado tenha vacinas suficientes, será feita a ampliação dos grupos, mas após o comunicado do MS, que tem orientado os estados sobre como devem proceder”, afirmou Alice Dantas, gerente do Nepni.

Até o momento, Roraima já vacinou 41,5 mil pessoas, sendo 27,6 mil com a primeira dose e 13,9 mil com a segunda.

 

O Ministério da Saúde já coordenou oito pautas de distribuição de vacinas desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação contra a Covid-19. Com esse novo lote, já foram enviadas a todas as Unidades Federativas (UFs) mais de 24,5 milhões de doses de imunizantes – até o momento, mais de 11,8 milhões já foram aplicadas em grupos prioritários. A vacinação no País pode ser acompanhada pelo LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde abastecida pelos estados e municípios.

Para o mês de março, o cronograma enviado à pasta pelos laboratórios, sujeito a alterações de acordo com a produção das vacinas, prevê a entrega de um total de 30 milhões de doses: 23,3 milhões do Instituto Butantan, enviados em remessas semanais e distribuídas na mesma periodicidade; 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida na Fiocruz; e mais 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante adquiridos via consórcio Covax Facility.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here