Foto: Ésio Mendes

A 41º campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada de 1º a 30 de abril em Roraima. Nesta edição, a vacinação será feita em todo o rebanho, independente da idade do animal. Os produtores devem ficar atentos para a atualização dos dados cadastrais.

Este ano não haverá lançamento de campanha, que normalmente é realizada para dar início à vacinação, pois a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) segue obedecendo às recomendações do MS (Ministério da Saúde) e das autoridades da área, no sentido de evitar aglomeração por causa da contaminação pelo coronavírus.

Atualmente com um plantel de 936.570 animais, Roraima se prepara para superar os números da campanha do ano passado. Em 2020 foram vacinados 863.898 animais, de um total de 888.754 cabeças, atingindo um percentual de 97,2%.

“A meta agora é o ultrapassar esses números, reforçando a luta contra a febre aftosa, garantir nossa área livre da doença e assegurar a sanidade do rebanho, visando nosso grande objetivo. Com o empenho e comprometimento de toda equipe, alcançaremos o status de livre da aftosa sem vacinação”, destacou o presidente da Aderr, Kelton Oliveira.

CUIDADOS

Alguns cuidados necessários devido à pandemia também terão que ser seguidos por todos os envolvidos na campanha. Produtores dentro do grupo de risco não precisam comprar a vacina pessoalmente na loja, bastando pedir para outra pessoa fazer a compra com os dados do proprietário em mãos.

O pecuarista que não tiver como viabilizar a compra, porque não tem quem faça por ele, pode usar horários diferenciados ou o serviço de drive-thru, pedindo por telefone e depois indo até à loja agropecuária para pegar o produto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here