Reprodução / Guia da Cozinha. Foto: Alto Astral

Ainda dá tempo de ter um domingo de Páscoa doce e com muita criatividade. Ovos de Páscoa são receitas que conquistam qualquer pessoa. Use as receitas a seguir como base para as suas criações, solte a imaginação para elaborar recheios, coberturas e texturas diferentes:

1 – Ovo de Páscoa recheado com bolo de chocolate

Ingredientes
600g de chocolate ao leite fracionado derretido
4 xícaras (chá) de bolo de chocolate esfarelado
2 xícaras (chá) de doce de leite cremoso
100g de chocolate branco fracionado derretido

Modo de preparo
Pincele parte do chocolate ao leite em duas fôrmas próprias para ovo com capacidade de 500g, fazendo uma camada grossa. Leve à geladeira por 20 minutos. Repita o procedimento por 2 vezes, reservando parte do chocolate para cobrir. Retire, desenforme com cuidado e, dentro dos ovos, faça camadas de bolo esfarelado, de doce de leite e de bolo esfarelado novamente, deixando bem rente à parte de cima do ovo. Cubra com o chocolate reservado, alisando com uma espátula. Leve à geladeira por 1 hora. Retire, decore com o chocolate branco derretido e volte à geladeira por 1 hora. Retire e sirva.

2 – Ovo de Páscoa de colher de Ninho com Nutella

Ingrediente
800g de chocolate ao leite fracionado derretido

Recheio
200g de manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de leite Ninho
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite gelado sem soro

Cobertura
1 pote de Nutella (250g)
1 caixa de creme de leite (200g)

Modo de preparo
Na batedeira, bata a manteiga com o leite em pó até formar um creme liso e homogêneo. Sem parar de bater, adicione o leite condensado, até ficar homogêneo. Junte o creme de leite e misture delicadamente com uma colher. Leve à geladeira por 1 hora. Pincele o chocolate em duas fôrmas de acetato para ovos de 500g. Leve à geladeira por 10 minutos. Retire e repita o procedimento por mais 2 vezes. Desenforme com cuidado e preencha com o creme de leite Ninho. Reserve na geladeira. Na batedeira, bata a Nutella com o creme de leite e coloque em um saco de confeiteiro com bico pitanga. Cubra a superfície dos ovos, decorando. Sirva em seguida ou mantenha na geladeira até o momento de servir.

3 – Ovo de Páscoa recheado com sorvete

Ingredientes
450g de chocolate ao leite fracionado picado
450g de chocolate branco fracionado picado
1 litro de sorvete sabor creme
1 litro de sorvete sabor chocolate

Calda
Polpa de 1 maracujá sem sementes
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de água

Modo de preparo
Derreta o chocolate ao leite e o branco, separadamente, em banho-maria. Pincele os chocolates de forma aleatória em duas fôrmas para ovo de Páscoa com capacidade de 500g cada, mesclando as duas cores e fazendo uma camada generosa de chocolate. Leve à geladeira por 20 minutos. Repita o procedimento por mais 2 vezes. Retire da geladeira e, dentro dos ovos, faça camadas de sorvete de creme e de chocolate intercaladas. Leve ao congelador por 2 horas. Para a calda, em uma panela, leve ao fogo baixo a polpa de maracujá, o açúcar e a água até dissolver e formar uma calda rala. Desligue e deixe esfriar. Retire os ovos do congelador. Desenforme com cuidado, divida a calda entre as metades do ovo e sirva em seguida.

4 – Ovo de Páscoa caseiro decorado

Ingredientes
600g de chocolate ao leite fracionado picado
400g de chocolate meio amargo picado
1 lata de creme de leite (300g)
2 colheres (sopa) de licor de marula
1 xícara (chá) de confeitos de chocolate coloridos

Modo de preparo
Derreta o chocolate ao leite, em banho-maria. Pincele 2 fôrmas de acetato para ovo de Páscoa com capacidade de 500g cada, formando uma fina camada de chocolate. Leve à geladeira por 10 minutos. Retire da geladeira e repita todo o procedimento por mais duas vezes. Derreta o chocolate meio amargo, em banho-maria. Adicione o creme de leite, o licor e misture. Divida entre as 2 metades de ovo de chocolate e leve à geladeira por 30 minutos. Retire e pincele o chocolate ao leite restante sobre o recheio, fazendo uma camada generosa. Volte à geladeira por mais 10 minutos. Desenforme com cuidado e vire a parte reta das metades para baixo. Com cuidado, quebre parte da casca dos ovos e preencha, decorando com os confeitos. Sirva em seguida.

5 – Mini ovo de Páscoa no palito

Ingredientes
800g de chocolate ao leite fracionado
100g de chocolate branco fracionado

Modo de preparo
Derreta o chocolate ao leite em banho-maria. Em forminhas próprias para ovos de páscoa, faça uma camada dentro das forminhas usando 1/3 do chocolate. Leve à geladeira por 30 minutos. Retire e repita o processo mais uma vez usando mais 1/3 do chocolate e leve à geladeira por mais 30 minutos. Desenforme os ovos com cuidado, junte as metades e espete as bases com palitos de sorvete. Banhe mais uma vez no chocolate restante e leve à geladeira por mais 30 minutos. Derreta o chocolate branco em banho-maria, coloque em um saco de confeitar com bico fino e faça fios sobre os ovos, decorando. Leve à geladeira por mais 1 hora antes de servir.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here