Foto: Reprodução/Youtube Ipam

A líder indígena roraimense Sinéia Wapichana (Sinéia Bezerra do Vale) irá participar da Cúpula do Clima, evento organizado pelos Estados Unidos e previsto para começar nesta quinta-feira (22). Ela será a única indígena a discursar no evento. Além dela, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) também será o outro brasileiro a fala.

Sineia trabalha como coordenadora do Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e deve falar sobre como os povos indígenas têm se comportado em relações às mudanças climáticas.

A participação dela será no painel “Ação Climática em Todos os Níveis”, previsto para acontecer às 12h45 (horário de Boa Vista). A moderação será feita pelo administrador da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Michael Regan. Além de Sinéia, participarão do painel a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, e outras autoridades.

Segundo a organização da Cúpula, o painel destacará os esforços críticos de atores subnacionais e não-estatais (cidades, estados/regiões e grupos indígenas) que estão contribuindo para a “recuperação verde” e trabalhando em estreita colaboração com os governos nacionais para promover a ambição climática e a resiliência.

O evento começa nesta quinta-feira (22) e, além de Bolsonaro, outros líderes mundiais também discursarão – entre eles, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, entre outros. Para conferir a agenda completa (em inglês) do evento, clique aqui.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here