Impacto do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami - Foto: arquivo/ Dario Kopenawa

A Hutukara Associação Yanomami denunciou o quinto ataque de garimpeiros contra indígenas da região de Palimiu desde 10 de maio, quando conflitos estouraram nas margens do rio Uraricoera, em Terra Indígena Yanomami no município de Alto Alegre. 

O novo ataque aconteceu no domingo (13), às 19h30. Segundo a Associação, um grupo de garimpeiros distribuídos em três barcos começou a atirar nos indígenas. Os Yanomami se esconderam no mato, e ninguém ficou ferido.

As informações foram enviadas pela Hutukara para a Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal, 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército e o Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR).

“Aproveitamos para destacar que os Yanomami de Palimiu seguem sem a presença da equipe de saúde médica na comunidade, e portanto estão sem a possibilidade de pronto atendimento médico em caso de emergência”, reforçou a Associação em comunicado.

A Hutukara pede para que ao invés de operações esporádicas da Polícia Federal e Exército, como as que ocorreram após os primeiros ataques mês passado, haja uma estratégia para que fiscalizações ocorram de forma sistemática e permanente contra a atividade ilegal no território. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here