Foto: Arquivo Pessoal | Piloto Cristiano Nava da Encarnação

A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou as buscas peloavião de pequeno porte modelo Poty, prefixo PU-POT que caiu em uma área de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, no município de Iracema, no dia 6 de agosto. A bordo da aeronave estavam o piloto Cristiano Nava da Encarnação, de 32 anos, o mecânico de aeronave Wallace Gabriel Lopes, de 24 anos, e um terceiro homem, de 46 anos.

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ), unidade da FAB responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, informou por meio de nota que seguiu as normas internacionais de busca e salvamento. 

Desde a notificação do desaparecimento, foi feito o levantamento de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar às autoridades responsáveis. 

Desde o dia 6 de agosto as aeronaves que faziam as buscas seguiram todos os padrões internacionais e não encontraram vestígios do avião desaparecido. As buscas foram suspensas neste domingo (15), totalizando 10 dias de operação, tendo sido a área completamente coberta e todos os indícios de localização seguidos. 

Contudo, a suspensão não significa encerramento e a operação de busca e salvamento pode ser reativada quando justificada por meio do surgimento de novas informações sobre a aeronave e/ou o piloto. 

FAB manteve contato com os familiares 

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico manteve a família do piloto informada do andamento das buscas, bem como sobre a suspensão da operação. 

Relembre o caso 

No dia 4 de agosto a aeronave de pequeno porte decolou da zona rural de Boa Vista com destino a uma região de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, na região do Homoxi, no município de Iracema.

Após dias sem notícias do marido, no dia 7 de agosto, a esposa do piloto Cristiano Nava da Encarnação procurou a Polícia Civil para informar o desaparecimento. Segundo ela, o último contato foi feito em uma região depois da “Serra do Querosene”, próximo à comunidade do Uxiú.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here