Campus Boa Vista. Foto: Ascom IFRR/CBV

A palestra “Novas construções sociais de aprendizagem”, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Roraima (Proen/IFRR), será ministrada pelo professor José Pacheco, na próxima quarta-feira, dia (13).

O evento, que celebra o Dia do Professor, comemorado em (15) de outubro, será transmitido ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube, a partir das 15 horas. O objetivo do encontro é promover espaço de diálogos e reflexões construtivas referentes ao processo de ensino-aprendizagem para professores e demais profissionais da instituição que contribuem para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

Voltado para professores, o evento é também aberto a todas as pessoas interessadas, inclusive de fora do IFRR. Para participar, basta se inscrever pelo link https://www.even3.com.br/pecaddpi2021/

Quem vai mediar a palestra é a professora do IFRR Joelma Fernandes. Ela é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e possui doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas aprendizagem, família, ensino, educação social e gênero.

Conforme a pró-reitora de Ensino do IFRR, professora Aline Ferreira, a Proen idealizou este momento para homenagear os professores da instituição e propiciar um espaço para discussão e reflexão acerca da educação. “A palestra Novas Construções Sociais de Aprendizagem vem corroborar com as questões que se apresentaram de forma significativa neste período pandêmico, em que foi necessário ressignificar as nossas práticas pedagógicas. Exige-se que concebemos novas construções sociais de aprendizagem, nas quais, efetivamente, se concretize uma educação integral que promova o desenvolvimento humano”, disse.

PALESTRANTE

Professor, pedagogo e pedagogista, José Pacheco tornou-se conhecido ao fundar a Escola da Ponte em 1976, na cidade de Porto, em Portugal. Ela é baseada em três valores principais: liberdade, responsabilidade e solidariedade. Em nada se assemelha às escolas comuns. Residente no Brasil desde 2007, o educador atuou em programas vinculados ao Ministério da Educação. É licenciado em Ciências da Educação, especialista em Leitura e Escrita, e mestre em Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Defende que as escolas sejam totalmente diferentes dos modelos tradicionais, sem turmas ou ciclos, provas, reprovações e sem campainhas que delimitem os horários.

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