Foto ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informa que enviou, na tarde de quarta-feira (13), por volta das 16h30, uma equipe de quatro Bombeiros Militares para realizar as buscas pelas duas crianças indígenas vítimas de afogamento na região do Parima, município de Alto Alegre.

Segundo o Conselho Indígena de Saúde Yanomami e Ye’kuana, as crianças brincavam em um rio da região quando foram levadas pela correnteza. Os meninos, de 5 e 7 anos, brincavam no rio que banha a comunidade, próximo à balsa de garimpo instalada no local, quando foram sugados e cuspidos para o meio do rio e levados pela correnteza. O corpo do menino de 5 anos foi encontrado pela comunidade. A outra criança continua desaparecida.

“Devido a distância e a dificuldade de acesso, o CBMRR ficou aguardando a disponibilização de uma aeronave pela autoridade indígena solicitante, o que só ocorreu no final da tarde. Os mergulhadores estão no local realizando as buscas desde as primeiras horas desta quinta-feira, dia 14”, informou a corporação em nota.

A Hutukara Associação Yanomami (HAY) entrou em contato com o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-Y) que por sua vez acionou a Funai (Fundação Nacional do Índio) e o Corpo de Bombeiros para se deslocarem ao local na busca pelos corpos e enviou ainda um ofício ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) solicitando um voo urgente para o local do acidente.

Procurados, o Dsei-Y e a Funai ainda não se manifestaram.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here