Deputados federais por Roraima: Nicoletti (PSL), e Joênia Wapichana (Rede), Haroldo Cathedral (PSD), Shéridan (PSDB), Ottaci Nascimento (SD), Hiran Gonçalves (PP), Jhotanatan de Jesus (Republicanos) e Édio Lopes (PL). Fotos: divulgação

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a ampliação de Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de 14 para 17 vagas, em votação nesta quarta-feira (20). O substitutivo do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/21 obteve 297 votos favoráveis contra 182 e 4 abstenções, mas faltaram 11 votos para obter o mínimo de apoio necessário, de 308 deputados.

Os críticos à proposta dizem que a aprovação dela iria interferir na autonomia dos Ministérios Públicos. Na avaliação de promotores e procuradores, o projeto enfraquece as funções dos MPs do país. A subprocuradora Luiza Frischeisen criticou pontos da matéria. “Eles querem controlar os nossos atos. Como o controlado vai indicar o corregedor dos controladores? Somos totalmente contra. Para aprimorar, por exemplo, ninguém fala: sobre não ter reeleição, sobre os advogados que estão lá não poderem advogar, e outros”, destaca.

“Disseram que é corporativa a questão do corregedor ou a do controle, mas não tem nada corporativo. É inadmissível que o corregedor do órgão de controle, que já é o CNMP na sua versão da emenda 45/2004, seja indicado por outro órgão. Nós somos espelhos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e o CNJ não tem isso”, sustenta.

Confira abaixo como votaram os parlamentares de Roraima: 

Votaram SIM pela alteração do conselho:

Edio Lopes (PL)

Hiran Gonçalves (PP)

Jhonatan de Jesus (Republicanos)

Ottaci Nascimento (Solidariede)

Votaram NÃO pela alteração do conselho

Haroldo Cathedral (PSD)

Joenia Wapichana (Rede)

Nicoletti (PSL)

Shéridan (PSDB)

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here