Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os estados de Roraima, Acre e Amazonas têm a pior velocidade de conexão de internet do país, com uma média de download e upload próxima de 7 mb/s. Os dados são Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgados na última semana.

O núcleo lançou um Mapa de Qualidade de Internet, a partir de dados coletados nos últimos seis meses pelos testes de velocidade realizados pelo Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET). É possível consultar informações por estado e até por determinada região ou municípios.

Segundo o levantamento, o Distrito Federal tem a maior velocidade de download do Brasil, com uma média de 63 mb/s, seguida por São Paulo, com 51 mb/s. Já a melhor velocidade de upload é dos paulistas, com 41 mb/s de média.

Latência

Além da velocidade de download e upload, o mapa oferece outras métricas importantes para se verificar a qualidade da conexão com a internet, como latência média e perdas de pacotes. E neste índice, Roraima volta a ser o pior estado, com a demora de até 120 para a que a informação que navega pela internet para chegar aos dispositivos conectados. A redução da latência de conexão é uma das promessas da tecnologia 5G.

O Paraná é o estado com a menor latência, com uma média de 15.37 ms. O índice pode influenciar na experiência com games. Além dos paranaenses, apenas os jogadores de São Paulo e Rio de Janeiro podem contar com uma latência considerada ótima, abaixo de 20 ms.

Os estados das regiões Sul e Sudeste, além do Distrito Federal, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe, não apresentam perdas de pacotes nas medições realizadas.

1 comentário

  1. – Isso integra o pacote de legado deixado pelos governos esquerdistas que dominaram e assaltaram este País por mais de duas décadas. Não esqueçamos que “onde há fumaça há fogo”, e não foram poucos os rumores de que o catador de bosta, filho de um certo “presodente” era importante em uma das maiores provedoras de internet do País e que, por coincidência, deteve por longo tempo o monopólio na Região mencionada.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here