Foto: arquivo/Sesau

Roraima recebeu mais 20,1 mil doses de vacinas contra a covid-19 nesta quarta-feira (26) –  11.500 doses da vacina Pfizer, para serem aplicadas em crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos e 8.600 doses da Coronavac, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para o uso emergencial em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, com mais crianças vacinadas, a tendência é que a circulação do vírus seja mais fácil de ser controlada e é um dever de cada responsável garantir a proteção das crianças.

“A orientação do Ministério da Saúde é que a imunização das crianças ocorra com a autorização dos pais ou responsáveis. A vacinação é nossa maior arma nesse momento. Então pedimos que os pais levem seus filhos no posto de vacinação mais próximo”, enfatizou a coordenadora.

O Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações é responsável por encaminhar as doses para todos os municípios e a aplicação das doses contra a covid-19 é responsabilidade de cada coordenação municipal de vacinação.

Até o momento, Roraima recebeu do Ministério da Saúde 1.221.048 doses de vacinas e distribuiu 835.005 doses. Foram aplicadas 376.544 (1ª doze), 271.924 (2ª dose) e 28.692 (dose reforço).

“É importante lembrar que além dos pais e responsáveis levarem as crianças para tomar a vacina, devem se atentar em continuar seguindo os protocolos de proteção contra a covid-19. Junto ao Governo e os municípios, temos garantido a vacina e a aplicação, mas o cuidado individual precisa ser feito”, reforçou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here