Foto: Divulgação/CIR

Lideranças do povo Xirixana estiveram nesta segunda-feira (7) para denunciar o avanço do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. De acordo com o documento entregue ao departamento jurídico do CIR, comunidades relatam os impactos e pedem ajuda para que sejam tomadas providências urgentes.

“Nossa comunidade está sofrendo com a grande quantidade de prostituição, uso de bebidas e com três unidades de Dragas muito próximo da nossa comunidade. Com constantes vendas de bebidas para os parentes, que está nos trazendo problemas. Ultimamente perdemos um parente decorrente do uso de bebida alcoólica e dois feridos por arma branca, que se encontram na CASAI. Então precisamos de ajuda da FUNAI, Ministério Público Federal, com a companhia da Força Nacional e Exército”, diz a carta.

O garimpo fica nass proximidades da comunidade Herebe, localizado no Rio Uraricoera, no município de Alto Alegre. Conforme as lideranças, estão sendo instaladas três “dragas” próximo ao local onde vivem diversos indígenas Xirixana.

“Nós queremos que isso acabe, nossos parentes acabam se envolvendo porque os garimpeiros oferecem bebidas, armas e munições como forma de propina para que deem permissão para instalarem garimpo naquela região. Isso vem causando muitos conflitos e até mortes entre os parentes”, disse.

Em resposta às lideranças, os assessores jurídicos do CIR, afirmaram que irão acionar os órgãos competentes para que tomem as providências necessárias e para garantir a proteção das comunidades indígenas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here